A Galp revelou hoje que está em negociações com um “grande fabricante europeu de baterias” para carros elétricos. A petrolífera quer apostar no processamento de lítio nos próximos anos e esta parceria serviria para escoar o produto.
A revelação foi feita pelo presidente executivo da petrolífera durante a apresentação do plano estratégico da empresa até 2025, que espera anunciar um projeto em breve.
Andy Brown destacou que não existe nenhum a infraestrutura de processamento de lítio em toda a Europa, e que esta região vai precisar de 400 quilotoneladas de lítio até 2030 devido ao aumento da procura por carros elétricos.
“Portugal está bem localizado”, destacou Andy Brown. “A geologia, os portos de águas profundas, a força laboral qualificada e os custos eficientes de energias renováveis”.
O gestor apontou que, até 2025, o investimento neste segmento vai pesar apenas 5% no investimento total previsto pela Galp, mas que na segunda parte da década esta aposta vai “ganhar peso”.
A empresa espera estar a produzir 25 quilotoneladas por ano até 2025 com o “potencial para aumentar ao longo da década”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com