C2S é um programa de empreendedorismo para mulheres. Nasceu em Portugal através de uma parceria da embaixada dos EUA com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, tendo já apoiado quase mil mulheres empreendedoras.
Agora, a embaixatriz dos EUA em Lisboa, promotora da iniciativa, pretende trazer o C2S para Cabo Verde. Kim Sawyer, segundo avança a RTP, está em reuniões com “responsáveis governamentais” para instalar o projecto em Cabo Verde mas, quando questionada sobre datas ou condições dessa implementação, preferiu não adiantar para já mais detalhes.
Em Portugal, o programa conta com parcerias com várias universidades e grandes empresas. Uma das componentes do projeto consiste num programa de consultoria, em que estudantes de MBA de Gestão e Business ajudam mulheres a desenvolver os seus negócios.
Kim Sawyer abandonou oficialmente Portugal em Janeiro de 2017, quando o marido Robert Sherman foi substituído no lugar de embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal por George Glass. O casal deixou o país, mas o programa que envolve mentoria com empresas e com estudantes de ensino universitário continuou. Diz o canal publico de televisão portuguesa que Kim Sawyer manteve-se como Diretora Executiva do C2S, cargo que decide agora abandonar. “O Connect to Success está sólido e já não precisa das minhas orientações a tempo inteiro. Uma ponte deve sempre ser forte o suficiente para viver além do seu construtor”, justifica.
“O meu maior orgulho está nas mulheres que participaram no programa. Testemunhar a evolução é incrível. O Connect to Success foi o meu maior sucesso”, diz Sawyer, que tenciona agora trazer essa experiência ao arquipélago em breve.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com