[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 28 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
Mpox
Science Photo Library
28 Outubro 2022, 13h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/7KvVOJEjLhkm56aOj36110?si=RwYU6on9QaeThIfX5VebGw
 
“Desde 21 de outubro não foram reportados novos casos confirmados em Portugal”, totalizando 944 desde o dia 03 de maio, quando foi detetada a presença do vírus no país, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox (VMPX).

A autoridade de saúde refere numa nota publicada no ‘site’ que, “perante a diminuição do número de novos casos reportados, bem como o facto de o surto estar aparentemente numa fase de abrandamento”, o relatório semanal sobre o VMPX passará a ter uma periodicidade quinzenal, “podendo a mesma vir a ser reajustada de acordo com a evolução do surto”.
 
https://open.spotify.com/episode/530GMeVa8kC3Ueg0EJ02D0?si=h6sMO5yqTqaMYWBtepCA8A
 
A Segurança Social registou um excedente de 2.897,8 milhões de euros até setembro, que compara com um saldo de 449,2 milhões de euros no período homólogo, segundo a síntese da execução orçamental divulgada esta quinta-feira pela DGO.

Em comunicado divulgado sobre os dados da Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destaca que a receita efetiva atingiu em setembro 24.859,7 milhões de euros, um aumento de 6,1% em termos homólogos (+1.421,4 milhões de euros).
 
https://open.spotify.com/episode/7dFWxohm3s4VlDtZMq2S41?si=u8DNG9NKTrShPLd7cJWBUg
 
A receita fiscal do Estado aumentou 20,9% até setembro face ao mesmo período do ano passado, totalizando 39.608,0 milhões de euros, segundo a Síntese da Execução Orçamental divulgada esta quinta-feira.

“A nível acumulado, a receita fiscal líquida do subsetor Estado nos primeiros nove meses de 2022 aumentou em 6.845,8 milhões de euros (20,9%) face ao valor registado no mesmo período de 2021”, refere a informação divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), indicando que no período homólogo considerado estavam ainda em vigor restrições relacionadas com a covid-19.
 
https://open.spotify.com/episode/2eQnqOw77KaIJGSDlIqWOQ?si=9pHSHJrZQtyqr8hindGTXg
 
Comparando parâmetros homogéneos, os lucros nos primeiros três trimestres deste ano cresceram 17,7% e se forem excluídos os efeitos da fusão com o Bankia, os ganhos aumentaram 21,15% entre janeiro e setembro, em relação aos mesmos meses de 2021, segundo um comunicado divulgado hoje pelo CaixaBank, o dono do BPI em Portugal.

O presidente executivo do banco, Gonzalo Gortázar, destacou o impacto positivo nos resultados das sinergias decorrentes da integração com o Bankia e “o forte dinamismo comercial” nestes três trimestres, com as novas hipotecas para particulares (empréstimos para habitação) a duplicarem e aumentos de 23% do crédito ao consumo e de 47% do crédito concedido a empresas.
 
https://open.spotify.com/episode/22oY9gBdZYywWtXJHbqRxW?si=Dfc6Nv-FQfqSWKvcMLsBrw
 
O Banco de Portugal publicou na passada segunda-feira, dia 24, a lista dos processos de contraordenação que instaurou nos últimos anos e que só ficaram concluídas este ano. A maioria em regime de anonimato.

Entre uma lista vasta de processos publicados destaca-se um processo com o número 23/16/CO, pela dimensão da multa que entretanto já se tornou definitiva porque os arguidos – uma pessoa coletiva e duas pessoas singulares – não impugnaram a decisão condenatória junto do Tribunal da Concorrência.
 
https://open.spotify.com/episode/7tCbw0BbQo1O6mPY8EQOgK?si=2keAiWT1QNetZClGoWtVDg
 
O aumento das taxas de juro e da inflação está a levar à perda de rendimento por parte de algumas famílias portuguesas que têm crédito à habitação e que se encontram num cenário mais desfavorável. Face a este cenário a Century 21 Portugal deixa um apelo ao Governo e à Banca para criarem mecanismos de proteção para as famílias que estejam a passar por maiores dificuldades financeiras.

Num comunicado onde aborda os primeiros nove meses do ano no mercado residencial e as perspetivas para 2023, a rede imobiliária considera normal que as famílias e jovens que estão agora a comprar a primeira casa encontrem um cenário de taxas Euribor com valores entre 2% e 3%.
 
https://open.spotify.com/episode/5MU1SxRTR12jYxoRSaGhiI?si=ak-VAltDQsuUH55gsWUJFQ
 
“O Ministério Público deduziu acusação contra oito arguidos indiciados pela prática de crimes de prevaricação de titular de cargo político”, lê-se num comunicado divulgado na página de Internet da PGDL.

Segundo a SIC, um dos arguidos é o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.