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Concurso Montepio Acredita Portugal não muda de nome com ‘rebranding’ da associação

A Acredita Portugal, que organiza o maior concurso de empreendedorismo em Portugal, investiu numa mudança de nome e marca ao fim de 14 anos. O fundador, Miguel Queimado, explica ao JE o processo para chegar a “Unlimit”.
28 Outubro 2022, 09h52

A associação Acredita Portugal, que organiza o maior concurso de empreendedorismo em Portugal, fez um rebranding e agora chama-se Unlimit. A organização sem fins lucrativos considera que precisava de refrescar a imagem ao fim de 14 anos, ao longo dos quais passaram mais de 20 mil startups pelos seus programas de incubação e aceleração.

O fundador e presidente da associação, Miguel Queimado, disse ao Jornal Económico (JE) que o concurso Banco Montepio Acredita Portugal, aquela que é a maior iniciativa anual da até então Acredita Portugal, não se vai alterar nesta edição, que está prestes a terminar. “O programa tem um naming e branding próprios. Vamos manter a linha de comunicação deste programa inalterada”, garante.

A Unlimit adianta ainda que, apesar da alteração de nome, a missão que permitiu 73% das startups alcançarem até 100 mil euros de faturação um ano após acabarem o programa, mantém-se, bem como a estrutura da entidade: uma associação sem fins lucrativos. “A estratégia e posicionamento da organização mantêm-se dentro do que foi posto em prática nos últimos dois-três anos. Agora, queremos que a comunicação acompanhe este posicionamento, daí apostarmos numa mudança de imagem e de nome”, sintetiza.

Então, a que deve a alteração? “Em 14 anos a marca não sofreu qualquer alteração. Já não somos a mesma organização que éramos em 2008”, admite Miguel Queimado ao JE. “No último programa de aceleração que fizemos junto do Turismo de Portugal, tínhamos uma startup portuguesa, duas de São Francisco, duas de Israel e duas asiáticas. Com um conjunto tão internacional, um naming mais fácil de pronunciar em várias línguas simplifica o scouting de startups para os nossos programas”, esclarece o empreendedor, cofundador da DreamShaper.

Daí o sem limites que indica o nome. Ainda assim, Miguel Queimado refere que a associação vai concentrar os seus esforços maioritariamente em programas de aceleração, havendo margem para evoluírem para programas de inovação aberta. “Queremos continuar a atingir startups de vários países e vamos continuar a atrair startups gradualmente mais maduras com mais propensão para fazer pilotos juntos das empresas que nos contrataram”, frisa.

A competição Banco Montepio Acredita Portugal termina a 19 de novembro, dia em que serão conhecidos os vencedores de cada área e entregues os respetivos prémios.

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