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Mango investe na startup espanhola Recovo

A empresa do sector da moda fechou um acordo com a startup que recupera têxteis desperdiçados, que implica um empréstimo de capital convertível.
28 Outubro 2022, 16h37

A Mango anunciou esta sexta-feira que fez um investimento na startup espanhola Recovo, que se dedica à revenda de desperdícios têxteis em prol da sustentabilidade ambiental. A empresa do sector da moda fechou um acordo com a Recovo que implica um empréstimo de capital convertível, embora o valor não tenha sido revelado.

O financiamento da Mango à Recovo insere-se no âmbito do projeto Mango StartUp Studio, o recém-criado programa de aceleração da retalhista, no qual participaram os empreendedores por detrás da Recovo (Mónica Rodríguez, cofundadora e CEO, Marta Iglesias, cofundadora e COO, Gonzalo Sáenz, cofundador e CMO). O trio recebeu mentoria, aconselhamento por parte da equipa da Mango e formação em arquitetura de produto, experiência do utilizador e compra e venda de roupa e acessórios em elevados volumes.

Fundada em 2021, a Renovo opera no negócio da recuperação de têxteis desperdiçados, para que as empresas possam dar uma segunda vida aos materiais, contribuindo para uma economia circular. Em fevereiro, a startup fechou uma ronda de investimento pré-seed (inicial) no valor de 300 mil euros liderada pela sociedade de capital de risco espanhola Telegraph Hill Capital.

A Mango StartUp Studio foi apresentada no final de abril como um “reforço da vocação inovadora” da marca, em colaboração com a escola de negócios IESE Business School. O objetivo da criação da aceleradora de startups da moda foi promover mais inovação na empresa, encontrar outras oportunidades de crescimento e participar no desenvolvimento de novos modelos de negócio ou mesmo tecnologias.

“A nova aceleradora permitirá à Mango conhecer em primeira mão o ecossistema de startups, estabelecer contatos com os principais players do sector e avaliar as tendências e novas tecnologias disruptivas, desenvolvendo casos reais em conjunto com as startups, tanto pelo grande valor que possam fornecer quanto pelo seu potencial futuro”, explicou a CEO da Mango, Toni Ruiz, aquando do lançamento.

No ano passado, o grupo de moda fundado há 38 anos em Barcelona, pelos irmãos Isak Andic e Nahman Andic, teve resultados líquidos positivos de 67 milhões de euros e um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros, o que representou uma subida homóloga de 21,3%.

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