[weglot_switcher]

Saiba qual a origem de alguns dos problemas financeiros das famílias

A ida ao supermercado sem lista de compras, a falta de planeamento das refeições, o pagamento com o cartão de crédito, o marketing apelativo, as promoções. Tudo isto contribui para que o consumidor mais avisado e responsável muitas vezes compre por impulso.
15 Dezembro 2022, 07h45

Com organização e resiliência alguns erros na gestão das finanças pessoais de muitas famílias poderiam ser evitados. Só precisa de algum tempo e a colaboração de todos os elementos da família. O resto virá em consequência.

Saiba então como atingir objetivos de poupança e evitar as dores de cabeça que o descontrolo da vida financeira e do orçamento das famílias podem acarretar.

Deixamos-lhe aqui nove erros que deve evitar e dicas orientadoras.

Deve evitar consumir por impulso

A vida atarefada do dia a dia nem sempre ajuda. A ida ao supermercado sem lista de compras, a falta de planeamento das refeições, o pagamento com o cartão de crédito, o marketing apelativo, as promoções. Tudo isto contribui para que o consumidor mais avisado e responsável muitas vezes compre por impulso. Compre apenas o que realmente precisa e pesquise sempre o melhor preço.

DICA: Programe com tempo as suas compras, avalie o impacto no seu orçamento e não ceda a tentações.

Não deve gastar acima da capacidade financeira

Nem sempre fazemos uma avaliação rigorosa da nossa capacidade financeira para mais uma compra ou para assumirmos mais um crédito. Pagar com o cartão de crédito pode sair caro se no final do mês não tivermos capacidade financeira para pagar a dívida a 100%. Vamos pagar um preço muito elevado (juro). Aquela compra pode sair cara.

DICA: Contrair um crédito é comprometer o futuro. Pondere a sua capacidade financeira antes de assumir qualquer compromisso.

Deve definir prioridades

Todos sabem quão difícil é estabelecer prioridades. Pagar as dívidas, comprar carro novo ou poupar para garantir a ida para a Universidade do filho? Pensar no futuro e na família, se tem dependentes, será importante, até para conseguir manter o nível de vida ao longo do tempo. O segredo de um bom planeamento financeiro está no equilíbrio entre cumprir com obrigações do dia a dia e poupar para a realização de sonhos.

DICA: Faça um Plano Financeiro. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo, mas que consiga cumprir. Quantifique-os e defina prazos. Calcule pequenas metas a curto prazo para os atingir e mantenha-se focado nesses objetivos, sem ser demasiado ambicioso(a).

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.