[weglot_switcher]

Embaixador português em Berlim eleito diplomata económico do ano pela Câmara do Comércio e Indústria

Francisco Ribeiro de Menezes é embaixador em Berlim desde 2020 e, anteriormente, foi também embaixador em Espanha.
Berlim, Alemanha
4 Janeiro 2023, 08h38

O embaixador português em Berlim, Francisco Ribeiro de Menezes, foi considerado o diplomata económico do ano 2021 pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), tendo recebido o prémio Francisco de Melo e Torres. O prémio distingue, todos os anos, o chefe de missão diplomática que se destacou no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal.

“O momento definidor da relação luso-alemã foi a nossa presença, como país convidado, na edição deste ano da Hannover Messe, a mais relevante feira industrial do mundo. Tratou-se da maior ação de promoção económica no exterior empreendida por Portugal, com cerca de 110 empresas envolvidas”, adianta Ribeiro de Menezes, citado em comunicado da CCIP.

A distinção a Ribeiro de Menezes surge pelos resultados positivos das exportações portuguesas de bens e serviços na Alemanha. Segundo o mesmo comunicado da CCIP, quando a fase mais aguda da pandemia foi ultrapassada, as exportações portuguesas para a Alemanha cresceram 96%.

Francisco Ribeiro de Menezes é embaixador em Berlim desde 2020 e, anteriormente, foi também embaixador em Espanha, tendo-se focado na promoção de empresas portuguesas no mercado espanhol em articulação com as duas Câmaras de Comércio, reforçando ainda Portugal como destino turístico junto dos consumidores espanhóis.

Nestes dois países, o embaixador conseguiu reforçar os laços bilaterais em matérias importantes, tais como a cooperação transfronteiriça, o aproveitamento do conjunto de recursos naturais e a diversificação e aumento da presença de grupos empresariais nacionais nos países, algo que contribuiu para o aumento das exportações no PIB nacional.

O embaixador vai receber o prémio esta quarta-feira, 4 de janeiro, no Seminário Diplomático, e irá contar com a presença da ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.