[weglot_switcher]

Funcionários da Comissão Europeia proibidos de usar Tik Tok

A medida abrange telemóveis, computadores e tablets profissionais dos seus trabalhadores, bem como os dispositivos eletrónicos pessoais que estejam registados nos serviços da instituição europeia.
tik tok
23 Fevereiro 2023, 17h12

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira suspender a utilização da rede social Tik Tok nos telemóveis, computadores e tablets profissionais dos seus trabalhadores numa tentativa de proteger a instituição de ameaças à segurança informática.

Apesar de a suspensão abranger apenas a aplicação dos vídeos curtos, o executivo comunitário esclarece que os desenvolvimentos ao nível da segurança de outras plataformas de redes sociais também serão mantidos “sob revisão constante”, para que não haja vulnerabilidades “exploradas para efeitos de ciberataques contra o ambiente corporativo da Comissão”.

“Esta medida está em consonância com as rigorosas políticas internas da Comissão em matéria de cibersegurança no que respeita à utilização de dispositivos móveis para efetuar comunicações relacionadas com o trabalho. A Comissão está empenhada em garantir que o seu pessoal esteja bem protegido contra o aumento das ciberameaças e dos incidentes informáticos”, defende Bruxelas, sem detalhar quando entra em vigor.

A ordem de proibição de utilização do Tik Tok – que adveio do Conselho de Administração Institucional – refere-se estritamente aos dispositivos eletrónicos pessoais registados nos serviços da Comissão, de acordo com a decisão institucional da instituição liderada por Ursula von der Leyen.

No âmbito da tecnologia, a Comissão apresentou também um conjunto de iniciativas destinadas a permitir que todos os cidadãos e empresas dos Estados-membros beneficiem de conectividade a gigabits até 2030.

Em causa está uma proposta de Regulamento Infraestruturas Gigabit que estabelece novas regras para permitir uma implantação mais rápida, mais barata e mais eficaz das redes Gigabit na EU, um projeto para emitir orientações sobre as condições de acesso às redes de telecomunicações dos operadores com poder de mercado significativo e uma consulta exploratória sobre o futuro do sector e das infraestruturas de conectividade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.