[weglot_switcher]

JE Bom Dia. Um ano de guerra na Ucrânia

Bom dia. Assinala-se hoje um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Um ano depois, a economia mundial sente os efeitos. Há dados quanto aos empréstimos bancários vindos do INE.
24 Fevereiro 2023, 08h00

Assinala-se hoje um ano à data desde o início da invasão russa da Ucrânia. O conflito que incialmente se esperava ver resolvido em poucos meses, atinge agora a marca dos 12 meses. Neste período, e de acordo com os dados mais recentes das Nações Unidas, mais de 8 milhões de ucranianos fugiram do país.

Ao longo do dia de hoje no site do Jornal Económico estamos a recuperar alguns dos trabalhos que a nossa equipa desenvolveu deste o início da guerra.

Esta sexta-feira, não perca também partir das 11h00 uma edição especial do programa “A Arte da Guerra” com a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa a um ano de guerra na Ucrânia. A partir das 18h00, é hora da ligação atlântica semanal entre Brasil e Portugal: nesta edição, vamos falar das consequências dos desastres climáticos nos dois países. Às 19h00, o “Jogo Económico” responde à pergunta: Devem os clubes pagar IMI pelos seus estádios?

Sábado é dia de “Discurso Direto” – a partir das 10h00, acompanhe a entrevista a José Maria Neves, presidente da República de Cabo Verde.

Ainda lá fora, França e Alemanha fazem contas ao PIB e o próximo governador do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, fala publicamente pela primeira vez. Nos Estados Unidos, há indicadores quanto à venda de novas habitações.

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística publica o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação. O indicador surge num contexto de agravamento dos juros associados aos empréstimos para habitação e dias depois de ser apresentado o programa “Mais Habitação”.

Saberemos como está a evoluir o valor médio por metro quadrado, que aumentou quase 14% no ano passado.

É sexta-feira e, como sempre, está nas bancas de todo o país mais uma edição do Jornal Económico, que já pode ler em aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.