[weglot_switcher]

🔴 Ao minuto. Tudo o que precisa de saber sobre economia e mercados

Acompanhe ao minuto todas notícias que fazem mexer os mercados em Portugal e a nível mundial.
Toby Melville / Reuters
21 Setembro 2023, 07h36
Em atualização

21 de setembro 14h45 - Wall Street abre em baixo ainda influenciada pela decisão da Fed

A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta quinta-feira em terreno negativo, depois de a Reserva Federal ter anunciado a decisão de manter inalteradas as taxas de juro.

Wall Street abre em baixo ainda influenciada pela decisão da Fed

21 de setembro 12h51 - Banco de Inglaterra mantém juros inalterados após surpresa positiva da inflação

O Banco de Inglaterra (BoE) manteve as taxas de referência inalteradas esta quinta-feira, depois da surpresa agradável com a redução da inflação em agosto, resultado conhecido no dia anterior. Após 14 subidas consecutivas, o banco central britânico optou agora por manter os juros em 5,25%.

Banco de Inglaterra mantém juros inalterados após surpresa positiva da inflação

21 de setembro 14h48 - PSI mantém-se no ‘vermelho’ a meio da sessão por conta da energia

A bolsa de Lisboa cai 0,94% para 6.130,15 pontos a meio da sessão desta quinta-feira, mantendo a tendência negativa do início da negociação, com o sector da energia a pressionar o principal índice português.

PSI mantém-se no ‘vermelho’ a meio da sessão por conta da energia

21 de setembro 11h00 - Generali Investments antecipa taxas em alta por muito tempo

Tudo aponta para outro aumento das taxas ainda este ano e, mais importante, “um caminho de flexibilização muito mais uniforme em 2024, com uma redução de apenas 50 pontos base”, mesmo depois da pausa da Fed, refere um research de Paolo Zanghieri, economista da Generali Investments.

A consultora antecipa que a taxa de juro diretora permaneça em alta até 2026, num contexto em que o banco central afirma projeções de crescimento em alta e espera que o aperto monetário sem precedentes aumente a taxa de desemprego apenas marginalmente.

Generali Investments antecipa taxas em alta por muito tempo

21 de setembro 10h50 - SATA conclui amortização de 60 milhões da dívida

A SATA Air Açores concluiu, com sucesso, o reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, emitido em dezembro de 2022.

Com este reembolso antecipado, a companhia aérea açoriana irá poupar cerca de 1,2 milhões de euros este ano e reduzirá os encargos anuais com financiamentos ao longo dos próximos três anos, num total de cerca de 17 milhões de euros de poupança durante este período.

SATA amortiza 60 milhões de euros de dívida

21 de setembro 9h40 - BCE deixa porta aberta a novas subidas dos juros na Europa

A Reserva Federal dos Estados Unidos não mexeu nas taxas de juro mas admitiu avançar mais um aumento até ao final deste ano. Agora, surge agora uma voz do Banco Central Europeu a abrir as portas a um novo aumento do preço do dinheiro na Europa.

O irlandês Gabriel Makhlouf, membro do conselho de administração da instituição monetária europeia, disse que ainda poderá haver mais uma subida das taxas em outubro. Mais ainda, rejeitou a possibilidade de cortes na primavera.

BCE abre as portas a novas subidas dos juros na Europa

21 de setembro 8h50 - El Corte Inglés trespassa 25% das lojas Supercor em Espanha

O El Corte Inglés trespassou 25% da sua rede de supermercados Supercor ao Carrefour por 60 milhões de euros, de acordo com informação pelos media de economia em Espanha. Esta transação representa uma mudança de estratégia por parte da cadeia de supermercados no que diz respeito a área da alimentação, considerando estes estabelecimentos como “não estratégicos” devido às suas dimensões ou localização.

O negócio ainda carece da aprovação final por parte da Autoridade da Concorrência espanhola. No “país-vizinho” dão como garantida que a transação vai envolver 47 lojas da rede de supermercados de proximidade.

El Corte Inglés trespassa 25% da rede Supercor em Espanha por 60 milhões

21 de setembro 8h20 - PSI abre no 'vermelho' pressionado pela Galp

Depois de encerrar a sessão de quarta-feira com ganhos, devido ao disparo de mais de 4% da Mota-Engil, a Bolsa de Lisboa abriu a sessão a recuar. A desvalorização deve-se à queda do preço do petróleo, que levou a Galp Energia para perdas superiores a 1%. Também a influenciar está a decisão da Fed, que optou por manter as taxas de juro inalteradas, ainda que tenha avisado sobre um novo aumento até ao fim do ano.

Lisboa negocia no ‘vermelho’ com Galp a ser pressionada pelo petróleo

21 de setembro 7h40 - Preços da habitação e Banco de Inglaterra

Os destaques desta quinta-feira vão para a apresentação do Índice de Preços da Habitação do segundo trimestre. Isto relembrando a desaceleração sentida nos primeiros três meses do ano para 8,7%.

Hoje é também dia do Banco de Inglaterra dar a conhecer a decisão sobre a taxa de juro. Os economistas estimam que a entidade apresente a 15ª subida consecutiva, num aumento entre 25 e 50 pontos-base. A favor da economia britânica está a redução surpresa da inflação.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

21 de setembro 7h30 - Bom dia

Bom dia e boa quinta-feira.

Na nossa Edição Diária de hoje damos-lhe a conhecer, em exclusivo, que o Governo vai avançar com um mecanismo de redução de 30% na taxa de juro.

Leia aqui a edição desta quinta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.