[weglot_switcher]

150 mil portugueses poderão ser afetados pela subida do mar

Estas projeções até 2050 revelam que Setúbal, Faro e Aveiro são as zonas de maior risco.
26 Maio 2019, 11h10

Cerca de 14 por cento da população portuguesa vive na faixa de 2 quilómetros ao longo da linha de praia mar. Em 2050, 150 mil portugueses podem ser afetados com a subida do mar. Em 2100 podem chegar a mais de 220 mil.

“A subida a nível médio do mar vai ser global ao mesmo tempo e vai ser permanente. Uma onda de calor vem agora e desaparece. Daqui a três ou quatro anos temos outra onda de calor com um período de retorno de 200 anos. A subida do nível médio do mar, se subir, não baixa mais”, explica Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em declarações à RTP-

Há onze distritos e concelhos em maior risco. Setúbal, Faro e Aveiro são as regiões onde há mais residentes em áreas costeiras vulneráveis.

A situação é irreversível. O nível vai mesmo começar a subir. A única incerteza é a que ritmo. Neste momento tudo o que podemos fazer é adaptarmo-nos.

A partir da próxima terça-feira investigadores de todo o mundo debatem no CCB em Lisboa a adaptação às alterações climáticas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.