O secretário-chefe do Tesouro britânco, David Gauke, anunciou ontem que a nova moeda de de um libra entrará em circulação a 28 de março de 2017, o que significa que as versões existentes da moeda perderão valor a 15 de outubro deste ano.
“A nossa mensagem é clara: se ainda tem moedas de uma libra em casa ou na carteira tem de as gastar ou devolvê-las ao banco antes de 15 de outubro”, afirmou David Gauke, adiantando “o mês de março deve ser uma data importante no calendário de todos”.
O Governo estima que há 1.3 mil milhões de libras (1.5 mil milhões de euros) escondidas em ‘pés-de-meia’ na casa dos britânicos, do qual cerca de um terço (433 milhões de libras, ou cerca de 506 milhões de euros) são em moeda de uma libra.
“Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que introduzimos uma nova moeda de uma libra desde 1983, e esta será mais difícil de falsificar do que nunca”, acrescentou Gauke. A moeda que estará em circulação daqui a três meses altera o símbolo ‘£’ para o número ‘1’ em determinados ângulos, conforme se pode ver em vídeo.
O ex-chanceler do Tesouro do Reino Unido George Osborne descreveu a nova moeda, que tem 12 lados e uma imagem tipo holograma na cabeça da rainha, como “a mais segura em qualquer lugar do mundo”.
A Royal Mint, situada no País de Gales, vai produzir mais de duas mil moedas novas por minuto, num total de 1.5 mil milhões. Mais tarde, as moedas redondas que forem devolvidas pelos cidadãos britânicos serão derretidas e reutilizadas para fabricar novas libras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com