[weglot_switcher]

Metade dos americanos continua a acreditar que Trump conspirou com a Rússia de Putin

Trump atacou a investigação de Mueller na sua conta oficial do Twitter. Apesar de a investigação não ter encontrado provas de conspiração com a Rússia, para a eleição em 2016, Mueller não afasta totalmente a possibilidade de obstrução à justiça durante a investigação.
27 Março 2019, 13h11

Cerca de metade dos cidadãos americanos continuam a acreditar que o presidente Donald Trump trabalhou com a Rússia, de forma a interferir nas eleições presidenciais de 2016. A notícia foi avançada pela agência Reuters após uma sondagem conduzida depois do procurador-especial Robert Mueller encerrar as investigações em relação a Trump.

O estudo citado pela Reuters comprova que os norte-americanos se sentem mais positivos sobre Trump após descobrirem sobre a investigação, que durou 22 meses, em que a Rússia se intrometeu nas eleições para liderar o país norte-americano.

O procurador-geral dos Estados Unidos William Barr diz que a investigação fez pouco para alterar a opinião pública sobre os alegados elos de união entre os dois presidentes da Rússia e dos Estados Unidos. De acordo com o resumo do advogado, divulgado no domingo passado, Robert Mueller não encontrou provas de que a campanha de Donald Trump, em 2016, fosse conspirada com a Rússia de Putin, mas a investigação de Muller não afastou a possibilidade do presidente norte-americano ter obstruído a investigação.

Na sondagem da Reuters, 48% dos inquiridos responderam que acreditavam que “Trump ou alguém da campanha trabalhou com a Rússia para influenciar as eleições de 2016”. Ainda assim, quando questionados, especificamente, sobre a questão de oclusão e obstrução à justiça, os resultados apresentados no domingo viram a percentagem descer cerca de 6% em relação à semana anterior. No entanto, 53% diz acreditar que “Trump tentou cancelar as investigações sobre a influência da Rússia na sua administração”, menos dois pontos percentuais que na semana passada.

A sondagem da Reuters juntou, online, 1.003 adultos. E verificou uma taxa de aprovação pública de 43% dos serviços de Trump na Sala Oval para o país. Este valor representa um aumento de 4% em relação a uma sondagem semelhante divulgada na semana passada. Assim, desde janeiro que a porção de adultos que aprovam Donald Trump no poder variou entre 37% e 43%.

Trump reagiu ao relatório de Mueller, e afirmou ser uma “total e completa exoneração” mas prometeu contra-atacar com investigações próprias contra os inimigos políticos, que não têm nome, que Trump acredita serem culpados de “maldade” e “coisas traiçoeiras”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.