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7 números que ajudam a perceber a crise no canal do Suez

Uma estimativa aproximada mostra que o bloqueio custou 340 milhões de euros por hora desde dia 25 até 29 de março, com base em cálculos do “Lloyd’s List”, que sugerem que o tráfego marítimo para o oeste vale cerca de 4,1 mil milhões de euros por dia e o tráfego para o leste aproximadamente 3,8 mil milhões.
30 Março 2021, 17h50

Depois de o porta-contentores Ever Given com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas ter ficado encalhado quando fazia a ligação entre a China e o porto de Roterdão nos Países Baixos, torna-se importante perceber as condições que dificultaram as tentativas de desbloquear o muito movimentado canal do Suez, e as consequências económicas que daí resultaram.

Uma estimativa aproximada mostra que o bloqueio custou 340 milhões de euros por hora desde dia 25 até 29 de março, com base em cálculos do “Lloyd’s List”, que sugerem que o tráfego marítimo para o oeste vale cerca de 4,1 mil milhões de euros por dia e o tráfego para o leste aproximadamente 3,8 mil milhões.

Características físicas do navio

O ‘Ever Given’ é um dos maiores navios porta-contentores do mundo. Tem 400 metros de comprimento e pesa 219 mil toneladas. O navio pode transportar até 20 mil contentores. No momento do acidente, levava pouco mais de 18 mil. Foi construído em 2018 e é operado pela empresa de transporte Evergreen Marine.

Importância do canal do Suez

O bloqueio do Canal de Suez não afeta apenas a indústria de transporte marítimo global, mas inúmeros outros negócios e até mesmo economias nacionais. Cerca de 12% do comércio global, aproximadamente 1 milhão de barris de petróleo e em torno de 8% do gás natural passam pelo canal todos os dias. Antes da pandemia, o comércio pelo canal de Suez contribuía com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Egipto, de acordo com a agência Moody’s.

Vento pode ser uma das explicações para o acidente

Apesar das autoridades do canal do Suez (ACS) terem dito que o vento não foi a única razão para o Ever Given ter encalhado, a velocidade do vento na altura foi registada em 40 nós. Segundo a ACS, será necessária uma investigação para determinar se o acidente foi provocado por erros técnicos ou humanos.

Trânsito de navios

O episódio criou um engarrafamento de navios no canal de Suez. No domingo, 369 embarcações aguardavam por uma solução em ambos os lados do bloqueio. Mesmo depois do navio ter sido desencalhado na tarde de segunda-feira, dia 29 de março, cerca de 422 navios ainda aguardam para atravessar o canal do Suez.

Rota alternativa

Uma das soluções inicialmente apresentadas foi contornar o continente africano, de forma a evitar o bloqueio do canal de Suez, o que representa 6,5 mil km e oito dias a adicionar ao total da viagem, opção que muitos cargueiros decidiram ignorar.

Esforços para desencalhar o Ever Given

No fim de semana, 14 barcos rebocadores puxaram e empurraram o ‘Ever Given’ durante a maré alta na tentativa de desencalhar o navio, conseguindo que o cargueiro se mexesse “30 graus da esquerda para a direita”. Na manhã de segunda-feira, após vários relatos de que o navio havia voltado a flutuar parcialmente, a ACS emitiu um comunicado a dizer que o Ever Given já tinha sido colocado a flutuar “com sucesso”.

A ACS informou que as manobras continuariam para permitir “a restauração total da direção da embarcação para que fique posicionada no meio da hidrovia navegável. Passadas algumas horas, o Ever Given foi finalmente desencalhado por completo.

Fila de espera mantêm-se

Deverá levar algum tempo para o canal do Suez retomar o fluxo de navios, uma vez que segundo Richard Mead, editor-chefe do Lloyds List, “há cerca de 450 navios ainda à espera de transitar pelo canal. Será um processo demorado”.

Custo do bloqueio ascendem aos 12,7 milhões de euros por dia

Os verdadeiros danos e custos são difíceis de avaliar até que o navio seja totalmente libertado e o comércio reiniciado. Mas algumas estimativas já têm sido divulgadas. O presidente da ACS, Osama Rabie, disse que o prejuízo era entre 14 a 15 milhões de dólares (11,9 a 12,7 milhões de euros) de euros por cada dia que o canal esteve bloqueado.

Por sua vez, dados do Lloyd’s List indicam que o navio encalhado estava a bloquear bens avaliados em 9,6 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros) em comércio ao longo da hidrovia por dia, o que equivale a 400 milhões de dólares (340,8 milhões de euros) e 3,3 milhões de toneladas de carga por hora, ou 6,7 milhões de dólares (5,7 milhões de euros) por minuto.

A seguradora alemã Allianz disse que o bloqueio poderia custar ao comércio global entre 6 a 10 mil milhões de dólares (5,1 a 8,5 mil milhões de euros) por semana e reduzir o crescimento anual do comércio entre 0,2% a 0,4%.

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