Numa altura em que os preços da energia têm disparado por efeito do conflito em curso no leste europeu, os países do Golfo Pérsico estão a preparar uma aposta reforçada nas energias renováveis, indica um relatório da Standard & Poor’s (S&P), citado esta segunda-feira pelo “El Economista”.
De acordo com a S&P, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita lideram, neste momento, os esforços ligados às energias verdes, no Golfo Pérsico: 90% dessa capacidade energética está instalada nesses países. E deverão aumentar os seus investimentos na próxima década, antecipa a agência.
De notar que nessa região do globo a subsidiação da eletricidade para uso doméstico é comum, mas a escalada dos preços decorrente da guerra na Ucrânia tem pressionado o orçamento, o que abre a porta agora um crescimento da aposta nas energia renováveis.
A S&P prevê, assim, um investimento crescente nomeadamente na produção de hidrogénio, tendo sido já noticiado que a Arábia Saudita planeia apostar no maior projeto de hidrogénio verde do mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com