O consumidor idoso é, por vezes, visto por empresas pouco escrupulosas como “alvos fáceis” a persuadir na contratação de serviços e ou de bens. É necessário, pois, que estes consumidores estejam atentos e informados, de modo a agirem seguramente e perante uma abordagem desleal ou enganosa de um técnico de vendas.
É importante que o idoso denuncie sempre que se sentir pressionando para assinar algum documento, sem realmente o querer fazer ou quando são omitidas informações ou até prestadas informações falsas.
O que aconselha a DECO aos consumidores seniores:
Ler atentamente o contrato proposto;
Esclarecer todas as dúvidas. Se não for possível, pedir uma cópia do contrato e recorrer a serviços de apoio ao consumidor;
Se sentir pressão para a assinatura do contrato, saiba que tem 14 dias para pôr termo ao contrato sem que para tal tenha de pagar qualquer indemnização ou alegar qualquer motivo. Neste caso, envie uma carta registada com aviso de receção.
Caso o contrato tenha sido celebrado com base numa prática agressiva, saiba que dispõe de um ano para anular o contrato.
Denunciar à entidade competente do sector em causa (ASAE, ANACOM, Banco de Portugal, entre outras) para que esta atue dentro das competências que lhe estão atribuídas, aplicando multas a estes profissionais e empresas.
Informe-se connosco e conte com apoio.
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