O primeiro-ministro António Costa realçou esta quinta-feira que “se já era urgente uma bazuca para combater a primeira vaga, é imperioso que essa necessidade se agudize para a segunda vaga da pandemia da Covid-19”.
A declaração foi proferida no final da reunião do Conselho Europeu e António Costa realçou que o acordo não tem o apoio de três estados e que as negociações vão prosseguir.
“Teremos seguramente o plano de recuperação”, garantiu o primeiro-ministro que realçou ainda que “a Europa não pode fraquejar agora”.
“O Fundo de Recuperação poderá avançar sem a Hungria e sem a Polónia, é importante negociar para obter um acordo”, destacou o governante.
Na última segunda-feira, a Hungria, apoiada pela Polónia, concretizou a ameaça de bloquear todo o processo de relançamento da economia europeia – assente num orçamento plurianual para os próximos sete anos de 1,08 biliões de euros, associado a um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões – , por discordar da condicionalidade no acesso aos fundos comunitários ao respeito pelo Estado de direito.
O veto de Hungria e Polónia, que já era acenado há algum tempo pelos primeiros-ministros destes dois países, Victor Orbán e Mateusz Morawiecki, materializou-se durante uma reunião das representações permanentes dos Estados-membros junto da União Europeia, na qual era suposto os 27 fecharem o compromisso global alcançado na semana passada entre a presidência alemã e o Parlamento Europeu.
Húngaros e polacos, sem força para vetar o mecanismo sobre o Estado de direito, já que este elemento do pacote necessitava apenas de uma maioria qualificada para ser aprovado, vetaram então outra matéria sobre a qual não têm quaisquer reservas, a dos recursos próprios da União Europeia, que precisava de unanimidade, bloqueando assim todo o processo.
O Governo português pretende dispor o mais rapidamente possível dos fundos anticrise. Cabem a Portugal 15,3 mil milhões de euros em subvenções do Fundo de Recuperação, que se juntam aos cerca de 30 mil milhões de euros do orçamento para os próximos sete anos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com