[weglot_switcher]

“A Europa tem a experiência anterior de quatro anos de Trump”. Veja “A Arte da Guerra”

O mundo em geral, a Europa em particular e os principais países parceiros dos EUA têm nas mãos o ‘road book’ do que aí vem com a tomada de posse de Donald Trump. Estes e outros temas estarão em análise nesta edição que conta com as reflexões do embaixador Francisco Seixas da Costa.
16 Janeiro 2025, 11h00

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

O mundo parou há já uns meses à espera de Trump, espera essa que está prestes a terminar, a 20 de janeiro próximo. Paradoxalmente, o mundo em geral, a Europa em particular e os principais países seus parceiros têm nas mãos o ‘road book’ do que aí vem: os quatro anos da sua primeira presidência. Tanta expectativa para quê, é a pergunta que se impõe.

Entretanto, na Palestina, está tudo suspenso pela iminência de um acordo entre Israel e o Hamas que teima em não sair daí: da iminência. Tudo num quadro em que a região está… à espera de Trump.

Na Europa, o presidente croata, reeleito, reforça o mundo pró-russo? Talvez não – mas também não aumenta o conjunto dos ‘alinhados’ face à narrativa importa pela União Europeia face à Ucrânia, narrativa essa cujos seus autores estão… à espera de Trump.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.