Num mundo cada vez mais padronizado, com métodos e planos para fazer todo o tipo de tarefas, revela-se, sem dúvida, crucial não limitarmos as nossas capacidades. Afinal, a criatividade no ambiente de trabalho tornou-se, de facto, fundamental para resolver problemas complexos e manter a competitividade no mercado, através da inovação.
Podemos argumentar, por exemplo, que a criatividade é o que dá cor ao nosso dia a dia. Afinal, é dela que nascem ideias inovadoras, que nos levam a repensar os nossos hábitos e a reinterpretar o mundo à nossa volta. Da criatividade nascem ainda soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos, diariamente, no trabalho.
Além disso, a criatividade favorece a adaptabilidade e a resolução de problemas. Por exemplo, a Harvard Business School dá o exemplo da pandemia da COVID-19 como uma altura em que a criatividade no ambiente de trabalho floresceu.
Nessa altura, surgiram imensos problemas urgentes, sobretudo na gestão de equipas e na manutenção das operações dos negócios. Contudo, com um pouco de criatividade e inovação no ambiente de trabalho, gestores e colaboradores conseguiram “pensar fora da caixa” e encontrar soluções impressionantes.
Como realça a Harvard Business School, “a mudança é inevitável no mundo empresarial e as soluções criativas são vitais para nos adaptarmos”. Todas as transformações trazem múltiplos desafios, mas a criatividade no ambiente de trabalho ajuda as empresas a enfrentá-los com sucesso.
Falar sobre “criatividade” implica reconhecer que este é um conceito abstrato, difícil de quantificar e estruturar. Aliás, um estudo psicológico da Universidade de Essex e da Universidade Humboldt de Berlim afirma que “não existe uma abordagem única para fomentar a criatividade” – as pessoas respondem melhor a diferentes situações e técnicas.”
Por essa razão, estimular a criatividade no ambiente de trabalho requer, em si, alguma criatividade. A Harvard Business School menciona a existência de dois mundos:
Estes são dois mundos autónomos, mas a sua união abre portas para o sucesso da empresa. Afinal, utilizar sempre os mesmos métodos e parâmetros resultará, inevitavelmente, em estagnação (a verdadeira inimiga da inovação). Aqui, a criatividade no ambiente de trabalho revela o seu papel vital, desbloqueando ideias preconcebidas e substituindo-as por ideias criativas.
Assim, para promover o sucesso empresarial, é necessário criar um ambiente de trabalho estimulante que:
A criatividade tanto pode nascer na individualidade como entre o coletivo. Portanto, importa perceber os métodos que funcionam melhor e, com isso, criar uma estrutura que una a subjetividade da criatividade no ambiente de trabalho com a gestão de uma empresa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com