[weglot_switcher]

A importância da criatividade no ambiente de trabalho

No seu livro, “The Creative Act: A Way of Being”, o lendário produtor de música Rick Rubin afirma que a “a criatividade é um aspeto fundamental de sermos humanos”. Desta forma, fica bem clara a importância que a criatividade tem em todos os aspetos das nossas vidas. Encontramos criatividade no ambiente de trabalho, na forma como resolvemos problemas, como conversamos ou até na forma como fazemos tarefas domésticas.
Rui Rocheta – Chief Regional Officer Southwestern Europe & Latam da Gi Group Holding
21 Agosto 2024, 07h20

Num mundo cada vez mais padronizado, com métodos e planos para fazer todo o tipo de tarefas, revela-se, sem dúvida, crucial não limitarmos as nossas capacidades. Afinal, a criatividade no ambiente de trabalho tornou-se, de facto, fundamental para resolver problemas complexos e manter a competitividade no mercado, através da inovação.

 

Quais os benefícios da criatividade no ambiente de trabalho?

Podemos argumentar, por exemplo, que a criatividade é o que dá cor ao nosso dia a dia. Afinal, é dela que nascem ideias inovadoras, que nos levam a repensar os nossos hábitos e a reinterpretar o mundo à nossa volta. Da criatividade nascem ainda soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos, diariamente, no trabalho.

Além disso, a criatividade favorece a adaptabilidade e a resolução de problemas. Por exemplo, a Harvard Business School dá o exemplo da pandemia da COVID-19 como uma altura em que a criatividade no ambiente de trabalho floresceu.

Nessa altura, surgiram imensos problemas urgentes, sobretudo na gestão de equipas e na manutenção das operações dos negócios. Contudo, com um pouco de criatividade e inovação no ambiente de trabalho, gestores e colaboradores conseguiram “pensar fora da caixa” e encontrar soluções impressionantes.

Como realça a Harvard Business School, “a mudança é inevitável no mundo empresarial e as soluções criativas são vitais para nos adaptarmos”. Todas as transformações trazem múltiplos desafios, mas a criatividade no ambiente de trabalho ajuda as empresas a enfrentá-los com sucesso.

 

Como estimular a criatividade no ambiente de trabalho?

Falar sobre “criatividade” implica reconhecer que este é um conceito abstrato, difícil de quantificar e estruturar. Aliás, um estudo psicológico da Universidade de Essex e da Universidade Humboldt de Berlim afirma que “não existe uma abordagem única para fomentar a criatividade” – as pessoas respondem melhor a diferentes situações e técnicas.”

Por essa razão, estimular a criatividade no ambiente de trabalho requer, em si, alguma criatividade. A Harvard Business School menciona a existência de dois mundos:

  • O mundo operacional, onde estão os métodos de trabalho, as estruturas definidas do negócio, a rotina, a tomada de decisões com lógica e foco na funcionalidade.
  • O mundo da inovação, repleto de curiosidade, especulação e, acima de tudo, criatividade e imaginação.

Estes são dois mundos autónomos, mas a sua união abre portas para o sucesso da empresa. Afinal, utilizar sempre os mesmos métodos e parâmetros resultará, inevitavelmente, em estagnação (a verdadeira inimiga da inovação). Aqui, a criatividade no ambiente de trabalho revela o seu papel vital, desbloqueando ideias preconcebidas e substituindo-as por ideias criativas.

Assim, para promover o sucesso empresarial, é necessário criar um ambiente de trabalho estimulante que:

  • Encoraje a expressão criativa;
  • Reconheça o trabalho dos profissionais;
  • Aposte em formações de desenvolvimento de competências criativas;
  • Facilite a flexibilidade de horários e rotinas de criatividade;
  • Promova o brainstorming e permita o risco;
  • Avalie o impacto das iniciativas criativas.

A criatividade tanto pode nascer na individualidade como entre o coletivo. Portanto, importa perceber os métodos que funcionam melhor e, com isso, criar uma estrutura que una a subjetividade da criatividade no ambiente de trabalho com a gestão de uma empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.