[weglot_switcher]

A importância de analisar a solvabilidade

Se vai pedir ou reforçar um empréstimo e particularmente para habitação, deverá avaliar se tem capacidade para o pagar. Mas o banco ou a instituição financeira que vai conceder o crédito à habitação ou hipotecário tem também o dever de avaliar se o cliente terá capacidade financeira para cumprir o compromisso que decorrerá do contrato de crédito. Ora, esta é a “análise (ou avaliação) da solvabilidade do devedor”.
22 Julho 2024, 07h50

Se vai pedir ou reforçar um empréstimo e particularmente para habitação, deverá avaliar se tem capacidade para o pagar.

Mas o banco ou a instituição financeira que vai conceder o crédito à habitação ou hipotecário tem também o dever de avaliar se o cliente terá capacidade financeira para cumprir o compromisso que decorrerá do contrato de crédito. Ora, esta é a “análise (ou avaliação) da solvabilidade do devedor”.

Esta avaliação deve ser feita antes da concessão de crédito e ser devidamente fundamentada, baseando-se num conjunto de fatores e informação que poderá ser solicitado ao consumidor.

Fatores como idade, situação financeira, rendimentos ou despesas regulares serão relevantes nessa análise.

O banco avaliará ainda as responsabilidades de crédito e o seu peso no rendimento do consumidor, nomeadamente através da consulta de bases de dados como o Mapa de Responsabilidades de Crédito da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal desde que salvaguardadas as questões que têm a ver com a proteção de dados pessoais.

Não será fator decisivo a diferença entre o valor do imóvel e o montante do crédito solicitado, com exceção de crédito para construção ou obras.

Deverá também ser avaliado um eventual futuro cenário pessimista, com possível impacto negativo na capacidade de cumprimento por parte do consumidor, designadamente uma eventual quebra de rendimento, um aumento de despesas ou da taxa de juro, se o crédito for de taxa variável ou mista.

Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.