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A necessidade de colaboração na renovação do setor imobiliário

A entreajuda e colaboração entre as agências tradicionais e as novas plataformas digitais será assim essencial para ajudar a reinventar a indústria e assegurar a sustentabilidade de um setor que pode brevemente perder alguma competitividade e enfrentar um potencial abrandamento.
26 Dezembro 2022, 09h27

Hoje, mais do que nunca, o setor imobiliário necessita urgentemente de se renovar e reinventar. Nos últimos anos, e de forma sistemática, têm surgido diversas notícias sobre os diferentes problemas que afetam o setor, com impacto direto nas pessoas e nas famílias.

Dos preços dos imóveis, materiais e remodelações à demora nos processos, são vários os desafios que a indústria enfrenta atualmente. Talvez por isso, depois de liderar o ranking em 2019, a capital portuguesa tenha descido para 16º lugar entre as melhores cidades europeias para investir em imobiliário no ano de 2022. Para caminhar para uma solução, a colaboração entre os diferentes profissionais do setor parece ser a única opção possível.

A cada dia que passa surgem novas soluções digitais inovadoras e disruptivas em todas as indústrias, e no imobiliário não é exceção. Por esse motivo, as plataformas imobiliárias digitais começam a surgir enquanto novos players no setor, conquistando clientes e admiradores um pouco por todo o mundo. Graças a estas novas plataformas, processos como as visitas às casas no momento da escolha de uma propriedade estão hoje simplificados e facilitados, sendo possível fazê-las de modo totalmente remoto.

Por outro lado, a própria avaliação das propriedades, por exemplo, passa a poder ser efetuada de modo instantâneo, e o capital necessário para a transação está, logo à partida, garantido, não ficando dependente da venda de outra casa ou de longos e exaustivos processos bancários para a obtenção dos valores necessários.

Simultaneamente, não é possível negar os benefícios da existência de agências imobiliárias tradicionais no ramo. Além de serem marcas com as quais a sociedade se familiarizou ao longo dos anos, a sua presença física traz a proximidade e o lado humano que as pessoas precisam num momento tão importante como o de compra ou venda de uma casa. Adicionalmente, com o seu know-how histórico do setor e das várias opções disponíveis em cada momento, os consultores imobiliários conseguem fornecer as soluções mais indicadas a cada cliente, recolher todas as informações de que necessitem e reunir com estes periodicamente para esclarecer possíveis dúvidas levantadas no decorrer do processo.

No fundo, trata-se de um serviço personalizado – que as plataformas digitais ainda estão a conquistar, em especial junto de um público acima dos 40 anos –, e que, por esse motivo, continuará a ser fundamental e necessário para a indústria.

A entreajuda e colaboração entre as agências tradicionais e as novas plataformas digitais será assim essencial para ajudar a reinventar a indústria e assegurar a sustentabilidade de um setor que pode brevemente perder alguma competitividade e enfrentar um potencial abrandamento devido ao atual contexto macroeconómico. É esta a missão por detrás da plataforma Casavo for Agents, que procura unir os profissionais do setor de forma a otimizar as soluções disponíveis e oferecer um melhor, mais rápido e mais cómodo serviço aos compradores e vendedores de casas.

Integrada na plataforma Casavo for Agents, a ferramenta de venda em colaboração permite às agências e consultores imobiliários acederem às informações das casas detidas pela Casavo e dá-lhes a possibilidade de participar na sua revenda e de ganhar comissões competitivas e bónus extra. Além disso, a plataforma permite também publicar anúncios de casas promovidas pelas agências parceiras, sem qualquer custo associado, podendo os agentes imobiliários assim divulgar, de forma simples, rápida e sem limites, as casas que têm sob gestão, aumentando as probabilidades da transação.

Por fim, através do preenchimento de alguns dados sobre os imóveis, os consultores imobiliários podem também vender diretamente as propriedades à Casavo e ver os processos dos seus clientes concluídos em apenas alguns dias, sem perder a sua comissão.

Um setor imobiliário competitivo é aquele que sabe integrar as várias entidades envolvidas, gerando sinergias e oportunidades de crescimento para todos. Assim é importante apostar em soluções combinadas, que incentivem e facilitem as transações no setor, tornando-o mais eficiente e fluido. Ao mesmo tempo, está na mão de cada player abrir-se a esta rede de colaboração.

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