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A sangria continua: Tesla afunda mais de 50% em Portugal

A marca liderada por Elon Musk viu a sua quota recuar de 6% há um ano para 3% em fevereiro. Peugeot dispara 500% e lidera vendas entre veículos elétricos.
Elon Musk - Departamento Eficiência Governamental
Elon Musk – Departamento Eficiência Governamental
3 Março 2025, 17h23

A sangria continua nas vendas da Tesla. A marca norte-americana voltou a afundar nas vendas em fevereiro, registando uma queda acima de 53% em fevereiro para as 547 unidades.

No acumulado do ano já derrapou mais de 45% para 936 unidades, segundo os dados hoje revelados pela ACAP. A marca liderada por Elon Musk viu a sua quota recuar de 6% há um ano para 3% em fevereiro.

No mercado de veículos elétricos, a Peugeot domina nas vendas com mais de mil unidades e um disparo de 274% no acumulado do ano. Em fevereiro, subiu mais de 500% para 681 unidades.

Segue-se a Tesla no ranking e a BMW fecha o pódio com uma subida de 60% em fevereiro e de 27% no acumulado.

A BYD surge na quarta posição com uma subida de 136% em fevereiro e de quase 150% no acumulado.

Apesar do recuo nas vendas, o Model 3 continua no Top 10 surgindo na nona posição com 741 unidades até fevereiro, 2% do mercado total.

No total do mercado (térmicos e eletrificados), a Peugeot lidera as vendas em Portugal (quase 2.500 unidades), apesar de ter recuado 6% em fevereiro.

Segue-se a Renault com menos de 1.700 unidades e uma descida de 6%, e a Dacia com mais de 1.500 unidades e uma subida acima de 13%.

Depois, a Mercedes-Benz subiu 11% para mais de 1.400 unidades em fevereiro, com a BMW a ganhar 11% também para 1.250 unidades.

O Dacia Sandero lidera o mercado com mais de 1.400 unidades vendidas, seguido pelo Peugeot 208 e o Peugeot 2008.

O mercado nacional total de ligeiros recuou 2% em fevereiro, com uma queda de 5% este ano.

No caso dos ligeiros de passageiros, a queda é superior a 5% em fevereiro e mais de 6% no acumulado.

Olhando para todo o mercado, as vendas recuaram 2% em fevereiro, com uma queda acumulada acima de 5%.

As vendas da Tesla afundaram 50% nos países da União Europeia (UE) em janeiro face a período homólogo, revelou a Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) a 25 de fevereiro.

Das mais de 15 mil unidades vendidas há um ano, a marca de Elon Musk viu as vendas recuarem para perto das 7.500 unidades.

Este afundanço acontece num momento em que o peso dos carros eletrificados aumenta, e muito na Europa.

No mercado total, as vendas recuaram quase 3%, com quedas de 6% em França e em Itália e de 3% na Alemanha, com Espanha a registar uma subida de 5%.

Os carros a combustão viram a sua quota de mercado afundar quase 10 pontos no espaço de um ano, pesando agora 39% no mercado.

Já os veículos eletrificados pesam agora mais de 60% do mercado.

Olhando para outros fabricantes, as vendas do grupo Volkswagen subiram 6%, as da Stellantis afundaram 18%, do grupo Renault subiram 5%, do grupo Toyota desceram 5%, do grupo BMW recuaram 1%, da Mercedes-Benz desceram mais de 6%.

As vendas de 100% elétricos cresceram 34% em janeiro, com 15% de quota de mercado, com destaque para os crescimentos na Alemanha (+53%), Bélgica (+37%) e Países Baixos (+28%).

Tal como o JE escreveu no dia 21 de fevereiro, as quedas registadas em janeiro (ainda só eram conhecidas as vendas em alguns mercados) refletem a queda de 10% da Tesla no mercado europeu em 2024.

Vários fatores pesam sobre a marca: a concorrência europeia e chinesa está a avançar; os modelos da Tesla estão a envelhecer; o fim dos cheques para carros elétricos em vários países não ajuda (mas o restante mercado não se ressente); analistas consultados pelo JE apontam que as posições políticas de Musk na Europa (como o apoio à extrema-direita na Alemanha) também pesam nas vendas.

“Os sonhos europeus da Tesla estão a ser travados com as vendas de janeiro a cair”, disse Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence, apontando que a marca “está a enfrentar concorrência e as controvérsias de Elon Musk”.

 

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