A sangria continua nas vendas da Tesla. A marca norte-americana voltou a afundar nas vendas em fevereiro, registando uma queda acima de 53% em fevereiro para as 547 unidades.
No acumulado do ano já derrapou mais de 45% para 936 unidades, segundo os dados hoje revelados pela ACAP. A marca liderada por Elon Musk viu a sua quota recuar de 6% há um ano para 3% em fevereiro.
No mercado de veículos elétricos, a Peugeot domina nas vendas com mais de mil unidades e um disparo de 274% no acumulado do ano. Em fevereiro, subiu mais de 500% para 681 unidades.
Segue-se a Tesla no ranking e a BMW fecha o pódio com uma subida de 60% em fevereiro e de 27% no acumulado.
A BYD surge na quarta posição com uma subida de 136% em fevereiro e de quase 150% no acumulado.
Apesar do recuo nas vendas, o Model 3 continua no Top 10 surgindo na nona posição com 741 unidades até fevereiro, 2% do mercado total.
No total do mercado (térmicos e eletrificados), a Peugeot lidera as vendas em Portugal (quase 2.500 unidades), apesar de ter recuado 6% em fevereiro.
Segue-se a Renault com menos de 1.700 unidades e uma descida de 6%, e a Dacia com mais de 1.500 unidades e uma subida acima de 13%.
Depois, a Mercedes-Benz subiu 11% para mais de 1.400 unidades em fevereiro, com a BMW a ganhar 11% também para 1.250 unidades.
O Dacia Sandero lidera o mercado com mais de 1.400 unidades vendidas, seguido pelo Peugeot 208 e o Peugeot 2008.
O mercado nacional total de ligeiros recuou 2% em fevereiro, com uma queda de 5% este ano.
No caso dos ligeiros de passageiros, a queda é superior a 5% em fevereiro e mais de 6% no acumulado.
Olhando para todo o mercado, as vendas recuaram 2% em fevereiro, com uma queda acumulada acima de 5%.
As vendas da Tesla afundaram 50% nos países da União Europeia (UE) em janeiro face a período homólogo, revelou a Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) a 25 de fevereiro.
Das mais de 15 mil unidades vendidas há um ano, a marca de Elon Musk viu as vendas recuarem para perto das 7.500 unidades.
Este afundanço acontece num momento em que o peso dos carros eletrificados aumenta, e muito na Europa.
No mercado total, as vendas recuaram quase 3%, com quedas de 6% em França e em Itália e de 3% na Alemanha, com Espanha a registar uma subida de 5%.
Os carros a combustão viram a sua quota de mercado afundar quase 10 pontos no espaço de um ano, pesando agora 39% no mercado.
Já os veículos eletrificados pesam agora mais de 60% do mercado.
Olhando para outros fabricantes, as vendas do grupo Volkswagen subiram 6%, as da Stellantis afundaram 18%, do grupo Renault subiram 5%, do grupo Toyota desceram 5%, do grupo BMW recuaram 1%, da Mercedes-Benz desceram mais de 6%.
As vendas de 100% elétricos cresceram 34% em janeiro, com 15% de quota de mercado, com destaque para os crescimentos na Alemanha (+53%), Bélgica (+37%) e Países Baixos (+28%).
Tal como o JE escreveu no dia 21 de fevereiro, as quedas registadas em janeiro (ainda só eram conhecidas as vendas em alguns mercados) refletem a queda de 10% da Tesla no mercado europeu em 2024.
Vários fatores pesam sobre a marca: a concorrência europeia e chinesa está a avançar; os modelos da Tesla estão a envelhecer; o fim dos cheques para carros elétricos em vários países não ajuda (mas o restante mercado não se ressente); analistas consultados pelo JE apontam que as posições políticas de Musk na Europa (como o apoio à extrema-direita na Alemanha) também pesam nas vendas.
“Os sonhos europeus da Tesla estão a ser travados com as vendas de janeiro a cair”, disse Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence, apontando que a marca “está a enfrentar concorrência e as controvérsias de Elon Musk”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com