[weglot_switcher]

A voz dos jovens europeus é professor na UMinho

José Campos e Matos é o novo presidente da YES For Europe – Confederação Europeia de Jovens Empreendedores. Sobe de vice-presidente para o posto ocupado até aqui pelo turco Gürkan Yildirim e torna-se o segundo português em 32 anos a ocupar a liderança deste cargo, após Paulo Barros Vale em 1992-93
12 Junho 2021, 14h00

José Campos e Matos é o novo presidente da YES For Europe – Confederação Europeia de Jovens Empreendedores. Sobe de vice-presidente para o posto ocupado até aqui pelo turco Gürkan Yildirim e torna-se o segundo português em 32 anos a ocupar a liderança deste cargo, após Paulo Barros Vale em 1992-93. “É uma honra”, declara. Nasceu e vive no Porto há 41 anos. Doutorado pela Universidade do Minho, onde leciona no Departamento de Engenharia Civil e investiga no Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, este engenheiro civil, professor e empresário, tal como antes o pai e, antes ainda, o avô, gosta de pontes “no seu sentido literal e figurado”.

Já desenhou algumas, ferroviárias umas, rodoviárias, outras, dentro e fora do país. Compete-lhe agora traçar pontes entre humanos. A YES For Europe junta 100 mil membros até aos 45 anos de idade, oriundos de 21 países, e representa a União Europeia em organismos internacionais, como a Aliança G20 dos Jovens Empresários. “É uma oportunidade, numa fase em que Portugal preside à União Europeia e em que se discute o Plano de Recuperação e Resiliência, mas é também um desafio, para fazer levar a voz da nova geração de empresários às mais altas instâncias das instituições europeias, afirmando as suas iniciativas, as redes de contactos e os projetos”.

O principal projeto de José Campos e Matos será apoiar a mobilidade dos jovens empresários dentro e fora da União Europeia. Por outro lado, pretende-se que todas as associações de jovens empresários se consigam ouvir e apoiar a Europa neste período de recuperação pós-pandemia.

O cargo reconhece também o longo trabalho realizado nesta área em Portugal, nomeadamente pelos empresários, pela ANJE, a cuja Assembleia Geral preside, e pelas academias, como a UMinho, diz o também presidente da Associação Europeia de Controlo de Qualidade de Pontes e Estruturas, vice-presidente da Associação Internacional de Engenharia Estrutural e de Pontes e conselheiro do Grupo de Jovens Empresários do Médio Oriente e Norte de África da OCDE. José Campos e Matos, um associativista de corpo e alma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.