A voz dos jovens europeus é professor na UMinho

José Campos e Matos é o novo presidente da YES For Europe – Confederação Europeia de Jovens Empreendedores. Sobe de vice-presidente para o posto ocupado até aqui pelo turco Gürkan Yildirim e torna-se o segundo português em 32 anos a ocupar a liderança deste cargo, após Paulo Barros Vale em 1992-93

José Campos e Matos é o novo presidente da YES For Europe – Confederação Europeia de Jovens Empreendedores. Sobe de vice-presidente para o posto ocupado até aqui pelo turco Gürkan Yildirim e torna-se o segundo português em 32 anos a ocupar a liderança deste cargo, após Paulo Barros Vale em 1992-93. “É uma honra”, declara. Nasceu e vive no Porto há 41 anos. Doutorado pela Universidade do Minho, onde leciona no Departamento de Engenharia Civil e investiga no Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, este engenheiro civil, professor e empresário, tal como antes o pai e, antes ainda, o avô, gosta de pontes “no seu sentido literal e figurado”.

Já desenhou algumas, ferroviárias umas, rodoviárias, outras, dentro e fora do país. Compete-lhe agora traçar pontes entre humanos. A YES For Europe junta 100 mil membros até aos 45 anos de idade, oriundos de 21 países, e representa a União Europeia em organismos internacionais, como a Aliança G20 dos Jovens Empresários. “É uma oportunidade, numa fase em que Portugal preside à União Europeia e em que se discute o Plano de Recuperação e Resiliência, mas é também um desafio, para fazer levar a voz da nova geração de empresários às mais altas instâncias das instituições europeias, afirmando as suas iniciativas, as redes de contactos e os projetos”.

O principal projeto de José Campos e Matos será apoiar a mobilidade dos jovens empresários dentro e fora da União Europeia. Por outro lado, pretende-se que todas as associações de jovens empresários se consigam ouvir e apoiar a Europa neste período de recuperação pós-pandemia.

O cargo reconhece também o longo trabalho realizado nesta área em Portugal, nomeadamente pelos empresários, pela ANJE, a cuja Assembleia Geral preside, e pelas academias, como a UMinho, diz o também presidente da Associação Europeia de Controlo de Qualidade de Pontes e Estruturas, vice-presidente da Associação Internacional de Engenharia Estrutural e de Pontes e conselheiro do Grupo de Jovens Empresários do Médio Oriente e Norte de África da OCDE. José Campos e Matos, um associativista de corpo e alma.

Recomendadas

Parceria na ULisboa lança mestrado em direito e gestão

Chama-se Master in Law & Management, junta dois ramos do conhecimento – Direito e Gestão – e foi criado por duas escolas da Universidade de Lisboa: a Faculdade de Direito (FDUL) e o ISEG Lisbon School of Economics and Management.

Vinho do Porto tem potencial químico para tratar cancro da pele

Investigadoras da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto identificaram perto de 20 moléculas que revelam potencial para um futuro fármaco que poderá ser aplicado na terapia fotodinâmica (PDT) tópica para o tratamento de doenças de pele, como o cancro e a psoríase. Testes em laboratório serão os próximos passos, só depois é possível pensar em ensaios clínicos.

João Varandas Fernandes, membro do Conselho Científico da UAL: “Queremos criar um centro de investigação em Enfermagem com impacto”

A Cooperativa de Ensino Universitário, que integra a UAL, está a apostar fortíssimo na área da Saúde. O primeiro passo da estratégia foi a aquisição, em novembro, da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias. O segundo consiste na criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento. João Varandas Fernandes, Coordenador da área das Ciências da Saúde, revela ao JEUniversidades a estratégia e o novo posicionamento do Grupo CEU.
Comentários