[weglot_switcher]

Aberta primeira etapa do concurso de eólica offshore

“Este procedimento representa um passo significativo na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, promovendo a diversificação da matriz energética em Portugal”, destacou o Governo.
31 Outubro 2023, 21h15

O Ministério do Ambiente e Ação Climática anunciou, esta terça-feira, que está aberta a etapa inicial do procedimento concorrencial para o desenvolvimento de centros eletroprodutores baseados em fontes de energias renováveis de origem ou localização oceânica,

A abertura do concurso aconteceu após “a publicação do Anúncio n.º 220-A/2023, de 30 de outubro, que procede à abertura de período de manifestação de interesse”.

“Tendo em conta a necessidade de acelerar a incorporação de fontes de energia renovável na produção de eletricidade no País e de robustecer a segurança de abastecimento, Portugal comprometeu-se com o lançamento de procedimentos concorrenciais de uma capacidade de eólica offshore de 10 GW até 2030”, sublinhou o Governo.

Segundo o executivo “a manifestação de interesse agora aberta é a primeira etapa para concretizar esse objetivo, permitindo corresponder às expectativas do mercado e às ambições expressas na revisão do Plano Nacional de Energia e Clima, que prevê a instalação de uma capacidade de 2 GW até 2030”.

“Este procedimento representa um passo significativo na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, promovendo a diversificação da matriz energética em Portugal”, destacou o Governo, acrescentando que “a manifestação de interesse deve ser formalizada até 14 de novembro de 2023 através do email offshore@dgeg.gov.pt”.

O ministério apontou ainda que “os interessados que formalizarem a sua manifestação de interesse serão convidados a participar numa fase de diálogo com vista à discussão de opções relativas aos modelos de pré-qualificação e de licitação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.