Abrem hoje candidaturas para programa de estágios internacionais

Este programa é destinado a jovens com idades entre os 15 e 29 anos, que não trabalham e não estudam. O estágio pode durar entre seis a nove meses.

O programa de estágios internacionais da INOV Contacto abre esta terça-feira, 10 de setembro, as candidaturas para mais uma edição. O programa foi criado em 1997 e já conta com 22 edições, todas realizadas durante o mesmo período temporal. A fase de candidaturas começa hoje e termina no próximo dia 10 de outubro.

Este programa é destinado para jovens com idades entre os 15 e 29 anos, que não trabalham e não estudam. O estágio pode durar entre seis a nove meses. Desta forma, para que as candidaturas sejam analisadas, os jovens que estão a concorrer para os estágios necessitam de ter até 29 anos, inclusive, à data de início de estágio.

Além da questão da idade e do facto de não se encontrarem a trabalhar e a estudar, os candidatos têm de ter ainda “disponibilidade para viver no estrangeiro e capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações” a que se propõem.

A qualificação superior deve estar concluída à data da candidatura, com ISCED 5, licenciatura com 180 a 240 ECTS e mestrado com 180 a 360 ECTS. Embora o programa admita que “são aceites candidaturas em todas as áreas de formação académica”, as empresas com que têm acordos consideram preferenciais: Gestão, Economia, Marketing, Engenharia (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação, Redes ou Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática).

Além da “permanência legal no território de Portugal” e de uma situação tributária e contributiva regularizada “perante a administração fiscal e a segurança social”, o candidato deve apresentar o seu registo criminal sem ocorrências.

A fluência na língua portuguesa deve ser oral e escrita, sendo que deve ainda deter um comprovativo de qualificação de língua inglesa, “nas quatro componentes obrigatórias de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral” no momento da submissão da candidatura ao programa de estágios internacionais.

O programa conta com o apoio de 82 países e de 1.235 entidades profissionais, como Hovione, Embraer, Mota-Engil, Aquapor, Bosch, Pestana Hotel Group, VisionSpace Technologies e Virtual Power Solutions, S.A.

Ler mais
Recomendadas

Novo polo da Escola Portuguesa de Macau vai integrar sistema de ensino gratuito

O edifício atual também está a ser alvo de uma obra de expansão que, segundo Wong Kin Mou, prende-se com a capacidade de resposta ao crescente número de alunos.

Condução autónoma dá prémio internacional de inovação a investigadora da UMinho

Inês Rito Lima venceu a3ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia. “É uma grande realização pessoal”, afirmou a investigadora.

Não haverá “eliminação administrativa” de chumbos, diz ministro da Educação

Tiago Brandão Rodrigues considera que “as retenções nunca levam esses alunos a bom porto. Muito provavelmente levam ao abandono escolar ou uma nova repetição de ano”.
Comentários