Abrem hoje candidaturas para programa de estágios internacionais

Este programa é destinado a jovens com idades entre os 15 e 29 anos, que não trabalham e não estudam. O estágio pode durar entre seis a nove meses.

O programa de estágios internacionais da INOV Contacto abre esta terça-feira, 10 de setembro, as candidaturas para mais uma edição. O programa foi criado em 1997 e já conta com 22 edições, todas realizadas durante o mesmo período temporal. A fase de candidaturas começa hoje e termina no próximo dia 10 de outubro.

Este programa é destinado para jovens com idades entre os 15 e 29 anos, que não trabalham e não estudam. O estágio pode durar entre seis a nove meses. Desta forma, para que as candidaturas sejam analisadas, os jovens que estão a concorrer para os estágios necessitam de ter até 29 anos, inclusive, à data de início de estágio.

Além da questão da idade e do facto de não se encontrarem a trabalhar e a estudar, os candidatos têm de ter ainda “disponibilidade para viver no estrangeiro e capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações” a que se propõem.

A qualificação superior deve estar concluída à data da candidatura, com ISCED 5, licenciatura com 180 a 240 ECTS e mestrado com 180 a 360 ECTS. Embora o programa admita que “são aceites candidaturas em todas as áreas de formação académica”, as empresas com que têm acordos consideram preferenciais: Gestão, Economia, Marketing, Engenharia (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação, Redes ou Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática).

Além da “permanência legal no território de Portugal” e de uma situação tributária e contributiva regularizada “perante a administração fiscal e a segurança social”, o candidato deve apresentar o seu registo criminal sem ocorrências.

A fluência na língua portuguesa deve ser oral e escrita, sendo que deve ainda deter um comprovativo de qualificação de língua inglesa, “nas quatro componentes obrigatórias de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral” no momento da submissão da candidatura ao programa de estágios internacionais.

O programa conta com o apoio de 82 países e de 1.235 entidades profissionais, como Hovione, Embraer, Mota-Engil, Aquapor, Bosch, Pestana Hotel Group, VisionSpace Technologies e Virtual Power Solutions, S.A.

Ler mais
Recomendadas

PremiumPedro Santa Clara abre escola digital de vanguarda

Na escola 42, não há professores, nem avaliação, mas as aulas são presenciais. Os alunos não pagam. O primeiro curso arranca em fevereiro de 2021 e as candidaturas já estão abertas. O Jornal Económico foi conhecê-la.

Ensino Superior destina 7% das vagas para emigrantes e familiares

O concurso nacional de acesso ao ensino superior, cuja primeira fase arranca a 7 de agosto, tem 3.599 vagas para emigrantes, disponibilizadas por 107 instituições em cerca de 5.000 cursos.

CDS-PP pede explicações ao Governo sobre abandono escolar: “Vai seguir as recomendações do Tribunal de Contas?”

O Tribunal de Contas diz que não é possível conhecer os reais números do abandono escolar em Portugal, devido a fragilidades no sistema de recolha de dados e de monitorização, lacunas que aconselha a resolver. A deputada Ana Rita Bessa quer ministro Brandão Rodrigues no Parlamento.
Comentários