Em abril, destaque para a reabertura do Centro de Arquitetura, no dia 2, que inclui a inauguração de Interespécies, uma exposição que explora o desejo humano de compreender, conectar-se e viver com outras espécies, e que se desenvolve com base em três eixos: aproximar, coabitar e conspirar.
A arquitetura é aqui celebrada para lá da sua função utilitária, nas suas funções relacional e crítica. Uma vez que os materiais, as técnicas e os modos de intervenção no espaço moldam sempre conexões entre lugares, pessoas e seres, considera-se que os “usuários” da arquitetura são humanos, pássaros, plantas, minerais e muitos outros.
Interespécies evoca o espírito romântico, na medida em que celebra a subjetividade e a imaginação, e valoriza o conhecimento poético, artístico e filosófico a par do conhecimento científico e da técnica. Esse espírito, porém, situa-se no agora, um tempo marcado pela filosofia do pós-humanismo, do realismo capitalista, com uma irrevogável crise climática de fundo. Não se trata aqui de apreciar a natureza à distância, mas, sim, de uma relação de cumplicidade a partir de dentro, assente na interdependência e reciprocidade. Uma exposição com curadoria de Mariana Pestana.
Programa Inauguração
◾ 2 de abril às 17:30
Conversa de apresentação da exposição Interespécies
Com Mariana Simões e Katerina Iglezaki (Estúdio de Investigação Interespécies), Bjørnstjerne Christiansen (Superflex), Luise Marter (KWY.studio), Carine Pimenta e Daniel Zamarbide (atelier BUREAU)
Moderação de Mariana Pestana, Chief Curator de Arquitetura do MAC/CCB e curadora da exposição
Em inglês | Entrada livre, sujeita aos lugares disponíveis
◾ 2 de abril às 19:15
Música e sons de espécies interpretados ao vivo em sintetizador analógico e voz, por Kaitlyn Aurelia Smith
Coprodução com Canto; Entrada livre
Ainda em abril, é tempo de conhecer Chantal Akerman. Travelling, uma exposição com curadoria de Laurence Rassel. Considerada uma das 10 melhores exposições de 2024 pela revista Frieze, traça o percurso singular da cineasta, escritora e artista belga, falecida em 2015. Do início da sua atividade, em Bruxelas, ao deserto mexicano, e dos primeiros filmes às últimas instalações, realizadas em 2015, esta é a primeira grande exposição em Lisboa dedicada à artista, que foi uma fonte de inspiração para toda uma geração e continua a ser hoje um modelo para muitos realizadores e artistas.
Concebida pelo Centre for Fine Arts, Brussels (Bozar), pela Foundation Chantal Akerman e pela Cinémathèque royale de Belgique (CINEMATEK), Bruxelas, Chantal Akerman. Travelling foi produzida em colaboração com o MAC/CCB para a sua apresentação em Lisboa, inaugura a 16 de abril.
De 24 de abril a 28 de setembro, poderá conhecer Cartazes sem Censura | 25 de Abril e a Revolução do «Verão Quente». Mais do que simples cartazes, as peças apresentadas nesta exposição são testemunhos visuais de um período de transformação política e social, resgatados dos muros e paredes onde foram originalmente afixados e preservados numa pasta de desenhos durante cinco décadas. Os cartazes selecionados para esta exposição, organizada com a WPP, captam a essência de um Portugal em movimento e libertado da censura.
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