Abriram esta semana as candidaturas para o Programa ‘Transformar Turismo’, que prevê uma dotação de 20 milhões de euros e tem o objetivo de inovar e regenerar o território turístico do país.
“Estão abertas as candidaturas ao Programa Transformar Turismo, que conta com uma dotação de 20 milhões de euros para apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente”, adianta um comunicado do Turismo de Portugal.
Segundo esse documento, “as duas linhas de apoio incluídas no Programa – Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios – destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico”.
“Neste sentido, a linha ‘Territórios Inteligentes’ conta com uma dotação global de quatro milhões de euros e está aberta até 31 de dezembro de 2022. Já a linha ‘Regenerar Territórios’, com uma dotação de 16 milhões de euros, prolonga o seu prazo até 31 de dezembro de 2023. As candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal”, esclarece o referido comunicado.
O Turismo de Portugal vai organizar no próximo dia 21 de janeiro, um ‘webinar’ dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio.
A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.
O Turismo de Portugal relembra que, conforme previsto no Plano ‘Reativar o Turismo | Construir o Futuro’, o Programa Transformar Turismo sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016 para apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico”.
“As mais de 2.000 candidaturas recebidas ao longo de quatro anos, traduzindo um investimento de mais de 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros, demonstram a oportunidade e o efeito de alavanca que o Programa Valorizar induziu na economia turística nacional”, sublinha o Turismo de Portugal.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, realça que “o Programa Transformar Turismo evolui assim no sentido da transformação do turismo, para dar resposta às novas necessidades do sector e interesses do consumidor e reforçar a sua dinâmica competitiva, com vista à superação dos objetivos e das metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com