[weglot_switcher]

Abstenção a níveis históricos marca primeira volta das eleições regionais em França

Pouco mais de um em cada quatro eleitores tinham votado às 17h00 de França. Eleições nas 18 regiões francesas podem trazer a primeira presidência a um candidato da família Le Pen.
  • Gonzalo Fuentes/Reuters
20 Junho 2021, 17h12

A primeira volta das eleições regionais e departamentais francesas está a ser marcada por níveis de abstenção históricos, com uma taxa de participação de apenas 26,72% às 17h00 (16h00 em Portugal), muito acima dos 43,01% verificados à mesma hora nas eleições de 2015. Tudo indica, por isso, que a abstenção ficará entre os 66,5% e os 68% quando as urnas encerrarem.

Para os elevadíssimos níveis de abstenção contribuíram sobretudo as regiões de Île-de-France (que inclui Paris), com apenas 8,47% de participação; do Grande Leste, com 10,33%; da Bretanha, com 11,47%; e da Bretanha, com 11,97%. Menos mal estiveram os eleitores da Córsega, com 22,5% de participação.

As eleições regionais e departamentais são disputadas em duas voltas, com vitórias já neste domingo para as listas que conseguirem maioria absoluta já neste domingo. O ato eleitoral poderá ficar marcado por uma inédita vitória da Reunião Nacional (novo nome da antiga Frente Nacional), de Marine Le Pen, pois as sondagens indicam que Thierry Mariani, ex-ministro de Nicolas Sarkozy, poderá impor-se ao seu antigo correligionário Renaud Muselier, atual presidente da região da Provença-Alpes-Côte d’Azur.

A França tem 18 regiões, sendo 13 continentais e cinco ultramarinas. Ao contrário do que sucede na Assembleia Nacional, cujos deputados são maioritariamente afetos ao presidente Emmanuel Macron, neste momento oito são lideradas pela direita tradicional e sete pela esquerda, com seis presidências garantidas por socialistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.