[weglot_switcher]

Abusos sexuais na Igreja. IL lamenta “o comportamento do Presidente da República”

“Marcelo Rebelo de Sousa deve um pedido de desculpas às vítimas e ao país”, consideram os liberais, depois de Marcelo ter relativizado o número de vítimas de abuso sexual por parte da Igreja.
Presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo | Foto: Cristina Bernardo
12 Outubro 2022, 12h42

A Iniciativa Liberal (IL) recorreu às redes sociais para comentar as declarações do Presidente da República sobre os abusos sexuais na Igreja e lamentou o comportamento de Marcelo.

“A Iniciativa Liberal lamenta profundamente o comportamento do Presidente da República no caso dos abusos sexuais de menores no seio da Igreja”, escreveu o partido liderado por Cotrim Figueiredo no Twitter.

Para os liberais “o Presidente mostra estar mais preocupado em ilibar e relativizar a gravidade do comportamento de vários elementos da Igreja Católica do que com as vítimas dos atos hediondos”. “Marcelo Rebelo de Sousa deve um pedido de desculpas às vítimas e ao país”, consideram.

Na segunda-feira a Comissão criada pela Igreja Católica revelou que recebeu 424 queixas até ao momento sobre abusos sexuais no seu seio. Perante esta realidade, Marcelo disse que “haver 400 casos” não lhe parecia “particularmente elevado”.

Mais tarde veio esclarecer, numa nota no site da presidência, que “este número não parece particularmente elevado face à provável triste realidade, quer em Portugal, quer pelo Mundo”.  “Vários relatos falam em números muito superiores em vários países, e infelizmente terá havido também números muito superiores em Portugal”, apontou Marcelo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.