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Acabaram-se as moratórias privadas ao crédito. Como recuperar a autonomia financeira?

Não deve contrair créditos de forma pouco consciente e avulsa, alerta a Deco. Com o fim das moratórias, cada vez mais são os consumidores que optam por recorrer ao crédito para pagar prestações de crédito ou para consolidar os créditos como forma de reduzir custos.
1 Abril 2021, 07h30

A moratória, seja ela pública ou privada, não é um perdão de dívida, é apenas o adiar do pagamento das prestações. Portanto, o crédito continua a ser devido, o pagamento será prolongado por um período igual ao da suspensão. O fim da moratória não tem de ser um pesadelo. O Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da DECO ajudá-lo-á a retomar o elo de ligação com uma saúde financeira próspera e organizada.

Então o que pode fazer?

  • Contactar a instituição de crédito

Se prevê dificuldades financeiras, recomendamos que contacte o seu banco para que seja realizada uma avaliação da sua atual condição financeira, de modo a que lhe sejam apresentadas propostas de reestruturação do contrato de crédito – que podem passar pela redução da prestação mensal com alargamento do prazo final do contrato de crédito, ou redução da taxa de juro associada. Estes  são alguns dos exemplos que podem ser seguidos aquando de um pedido de reestruturação de crédito.

  • O recurso a crédito

Não deve contrair créditos de forma pouco consciente e avulsa. Com o fim das moratórias, cada vez mais são os consumidores que optam por recorrer ao crédito para pagar prestações de crédito ou para consolidar os créditos como forma de reduzir custos. Se assim é, verifique sempre as propostas que lhe são apresentadas, analise bem as taxas apresentadas e comissões associadas. Avalie a sua taxa de esforço. Todo o cuidado é pouco quando se fala de crédito!

  • Orçamento familiar

Delimite o seu orçamento mensal, custeando despesas e recapitalizando o seu rendimento. Nada como fazer um orçamento, de forma a manter sempre as suas finanças controladas e debaixo de olho!

  • A poupança

Pondere a possibilidade de iniciar uma poupança sobretudo para colocar algum dinheiro de parte para imprevistos, tais como desemprego, perda de rendimentos, doença ou aumento do agregado familiar. Ao fazê-lo estará a garantir uma fonte extra de capital e prevenção para situações inesperadas.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio do Gabinete de Proteção Financeira da DECO: 213 710 238 / 22 339 19 ou email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype. Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

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