Acesso ao Museu Nacional do Rio de Janeiro desimpedido para ações de prevenção

A entrada no edifício estava bloqueada por causa do risco de desabamento.

Marcelo Sayao/EPA via Lusa

O prédio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, assolado pelas chamas há quase duas semanas, será desimpedido apenas para serviços de prevenção e estabilização do edifício. A decisão foi divulgada pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio (Subpdec), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública. O local foi atingido pelo incêndio no último dia 2, que destruiu 90% do arquivo que reunia 20 milhões de peças.

A Subpdec informa em nota que a Universidade Federal do Rio de Janeiro assumirá responsabilidade técnica. “Uma equipa de engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro assumiu a responsabilidade técnica – condição determinante para o desimpedimento – e, a partir de agora, fica encarregada de serviços emergenciais, de prevenção e estabilização da edificação”

O edifício estava interdito desde o incêndio, por causa do risco de desabamento da estrutura interna. A equipa de engenheiros da UFRJ vai fazer obras de contenção dos escombros. Nesta etapa serão iniciadas as buscas a restos do arquivo que tenham escapado do incêndio.

Porém, de acordo com assessoria de imprensa da UFRJ, o prédio do Museu Nacional permanece interdito pela Polícia Federal até que seja concluído o processo para aquisição de lona de cobertura que vai proteger o arquivo que estiver sob os escombros.

Recomendadas
Veja aqui os vencedores dos Emmy
A série televisiva “A Guerra dos Tronos”, com nove prémios, foi a vencedora dos Emmy, seguida por “The Marvelous Mrs. Maisel”, que conquistou oito estatuetas, enquanto a HBO e Netflix ficaram empatadas, ambas com 23 prémios.
The Nun: o maior sucesso de sempre de um filme de terror em Portugal
Foi pelo segundo fim-de-semana consecutivo a escolha preferencial dos portugueses nas salas de cinema.
Jogos de tabuleiro: opções ‘vintage’ na era digital
Decoram prateleiras com cores, prometem sorrisos, alegrias e emoções. Mas escolher o jogo certo é uma arte difícil de dominar. Tal como os jogos, ninguém é igual e não há um para todos os gostos.
Comentários