[weglot_switcher]

Ações francesas aliviam ganhos após subida com resultados das eleições

O índice francês CAC valorizava 1,3% a meio da manhã depois de ter subido 2,6% no arranque da sessão desta segunda-feira à boleia dos resultados da primeira volta das eleições em França.
1 Julho 2024, 12h39

As ações francesas estão a aliviar os ganhos a meio da sessão depois de terem arrancado o dia com uma subida acentuada, liderando as valorizações entre as praças europeias.

O índice francês CAC valorizava há pouco 1,3% depois de ter subido 2,6% no início da sessão desta segunda-feira, o que levou o Stoxx 600, o índice de referência europeu, a ganhar mais de 1%. O desempenho positivo registou-se depois de a extrema-direita ter vencido a primeira volta das eleições em França, mas possivelmente sem uma maioria à vista.

A União Nacional foi a mais votada na primeira volta das eleições legislativas francesas, com cerca de 34% dos votos, à frente da coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP, 28,5%) e da centrista Juntos pela República (22%), de acordo com as primeiras projeções.

“No final, [o resultado da] eleição diz-nos aquilo que praticamente já sabíamos, que o cenário mais provável é manter-se um parlamento num impasse”, afirma Sebastian Paris Horvitz, diretor de research da La Banque Postale Asset Management, à “CNBC”.

Do ponto de vista do mercado, refere, é a opção “menos má”, referiu ainda, embora esteja longe de ser a ideal. “Normalmente há uma maioria para governar França. Depois da segunda volta, talvez não tenhamos essa maioria. E temos de perceber como é que o país será governado”, rematou.

A segunda volta das eleições francesas realiza-se a 7 de junho e para a União Nacional ganhar a maioria absoluta precisará de garantir 289 dos 577 assentos na Assembleia Nacional.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.