O Bloco Nacionalista Galego vai votar a favor da tomada de posse do governo PSOE-Unidas Podemos em troca de várias promessas dos socialistas, entre as quais a transferência da gestão da autoestrada AP-9 e a gratuitidade das portagens para os utilizadores frequentes e total entre Vigo e Redondela, a recuperação ambiental das rias galegas, tal como a reativação dos estaleiros navais privados de Barreras e Vulcano.
O partido da Galiza só tem um deputado e foi o último a chegar a acordo com os socialistas, no final da passada sexta-feira. O documento assinado entre a líder do partido nacionalista, Ana Pontón, e a porta-voz do PSOE, Adriana Lastra, aponta para a elevação do estatuto da autonomia galega, equiparando-o ao basco e ao catalão, dá conta o Diário de Notícias.
No acordo de 13 pontos alguns estão diretamente relacionados com Portuga, nomeadamente no que diz respeito à promessa do governo central de melhorar as infraestruturas, onde fica contemplada a modernização da rede ferroviária galega, incluindo a ligação à fronteira portuguesa, em Valença.
No ponto relativo à língua galega, além da “normalização do uso do galego” na administração e nos meios de comunicação públicos, prevê-se “facilitar a execução do Congresso e do Parlamento galego para a receção na Galiza das rádios e televisões portuguesas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com