[weglot_switcher]
1299796
Em Foco

Vitória reforçada da AD em noite de pesadelo socialista

Aliança Democrática (AD) conseguiu a maioria maior que pediu mas o esboço que fez com Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, para formar uma maioria absoluta no Parlamento não passará disso. Noite trágica para o PS acaba com Pedro Nuno a sair de cena e com Chega em festa reclamando ter acabado com o bipartidarismo em Portugal.

Atualidade

Luís Montenegro pede “sentido de Estado às oposições”: “Deixem-nos governar”

Presidente do PSD faz discurso de vitória frisando a necessidade de as oposições dialogarem com o Governo a quem pediu “sentido de Estado”.

Ventura: “Chega tornou-se nestas eleições no segundo maior partido nacional”

“Acabámos com tudo o que aconteceu neste país nos últimos anos do ponto de vista partidário e não tenham dúvidas: nada ficará como dantes na política portuguesa”, atirou Ventura, acrescentando que “vamos pedir contas a todos […] os poderes em Portugal que nos últimos anos nos destruíram”.

Moody’s corta notação da dívida dos EUA citando défices recorrentes e contínua subida da dívida

A maior economia do mundo perde assim a última nota máxima nos seus títulos de dívida, sendo que a agência se diz preocupada com a incapacidade de sucessivas administrações em “reverter a tendência de grandes défices anuais e custos de financiamento crescentes”.

Adeus triplo A. 100 anos depois, Moody’s corta rating dos EUA

A Casa Branca reagiu de forma negativa partindo para um ataque ad hominem a um responsável da agência financeira. Resta agora saber como os mercados mundiais vão reagir na segunda-feira quando voltarem a negociar.

Presidente do BCE considera que subida do euro é uma “oportunidade” para a Europa

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, considera que a recente subida do euro em relação ao dólar é uma consequência das políticas erráticas do Presidente dos EUA, Donald Trump, e uma “oportunidade” para a Europa.

Moody’s deixa inalterado ‘rating’ de Portugal em ‘A3’

A agência de notação financeira Moody`s optou por não alterar o rating (avaliação) de Portugal, deixando-o em ‘A3’, com outlook (perspectiva) “estável”.

Carlos Moreira da Silva: “A fiscalidade tem de ser uma ferramenta de crescimento e não um obstáculo à ambição”

Cumpridas as eleições legislativas antecipadas, o que é que o novo governo deve fazer imediatamente? Carlos Moreira da Silva, presidente da Business Roundtable Portugal, associação que agrega 43 dos maiores grupos empresariais portugueses, responde: reduzir a fiscalidade. É ele o convidado de hoje do 5 Minutos.

Roménia: centrista Nicușor Dan garante vitória sobre o extremista George Simion

O presidente da câmara de Bucareste, que concorreu como independente, deve ser o próximo presidente da Roménia, de acordo com as primeiras sondagens à boca das urnas.

Sporting CP: plantel mais valioso fora das “Big5” já garantiu 36 milhões na próxima “Champions”

Os “leões”, que quebraram este sábado um enguiço com 71 anos, podem terminar a época avaliados em mais de 500 milhões de euros. Com a entrada direta na “Champions”, a SAD já garantiu 36 milhões.

Mercados

Semana abre com inflação da zona euro após sexta-feira positiva

Os mercados europeus registaram subidas na última sessão da semana passada, acompanhados pelo PSI. Esta segunda-feira, há dados da inflação em abril, resultados da Ryanair e, por cá, os investidores reagem aos resultados das legislativas.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

Do PMI na indústria e nos serviços da zona euro e nos EUA, até à inflação na zona euro, são muitos os dados macro a serem conhecidos durante a semana. No que diz respeito à época de resultados, BCP e Altri vão estar em destaque no mercado nacional, ao passo que Snowflake e Lowe’s, entre outras, marcam a agenda no exterior.

Opinião

Agora é tempo de pensar o país

Agora é o momento de os partidos, todos os partidos sem exceção, fazerem a sua parte: serem os adultos da sala. O tempo dos moderados é hoje.

O suplemento PS

Pedro Nuno Santos cometeu um monumental erro político — verdadeiro suicídio — ao deixar-se ir para eleições. Talvez seja um sinal da falta de calma que deixa transparecer demasiadas vezes. Uma má característica para liderar um partido ou o país.

A urgência de melhorarmos a qualidade do ar

A Organização Mundial da Saúde estima que sete milhões de mortes anuais sejam atribuídas à poluição do ar, tornando essencial a adoção de medidas eficazes para reduzir as emissões de poluentes.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.