Se as eleições fossem hoje, a Aliança Democrática (AD) venceria com uma margem mais confortável do que há um ano, reunindo 34% das preferências dos eleitores, de acordo com a última sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) para o Público, RTP e Antena 1. É uma vantagem sólida sobre o Partido Socialista (PS) que neste estudo surge com 26% das intenções de voto.
Numa sondagem em que 12% se revelaram ainda indecisos, 19% disseram que votariam no Chega de André Ventura. A Iniciativa Liberal (IL), que poderá dar a mão à coligação PSD/CDS para formar a tal “maioria maior”, surge com 7% das intenções de voto, um salto de dois pontos em relação aos resultados das legislativas anteriores. AD e IL, juntos, estão agora mais próximos de obter uma maioria absoluta.
A ‘morder os calcanhares’ dos liberais está o Livre, com 5% das preferências do eleitorado. Recorde-se que Rui Tavares assumiu, ao longo da campanha, a ambição de disputar o lugar de quarta força política com a IL. Nesta sondagem da Católica, a CDU (PCP/Verdes) surge com 3% dos votos, o Bloco de Esquerda com 2% e o PAN com 1%.
Os partidos fazem esta sexta-feira os últimos apelos ao voto antes de os portugueses serem chamados às urnas no domingo, dia 18. As eleições legislativas antecipadas foram marcadas na sequência da queda do Governo, depois do chumbo de uma moção de confiança apresentada ao Parlamento por Luís Montenegro. Na origem da crise política esteve a polémica em torno da empresa do primeiro-ministro, a Spinumviva, tema que o presidente do PSD tem deixado totalmente de fora do guião desta campanha, embora questionado pelos jornalistas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com