[weglot_switcher]

Adidas ‘calça’ 60 milhões no primeiro trimestre, mesmo com perdas da Yeezy

Em termos homólogos, o fim do negócio com os Yeezy pesou 400 milhões de euros nas contas, com grande foco na América do Norte, Grande China e região EMEA.
Adidas
5 Maio 2023, 10h16

A gigante de roupa desportiva Adidas apresentou lucros de 60 milhões de euros no primeiro trimestre, um valor muito acima das expectativas de 15 milhões previstas pelos analistas consultados pela “Reuters”. Mesmo com o fim da parceria com o rapper Kanye West e a sombra do elevado stock dos Yeezy, a marca alemã superou as perspetivas apontadas pelo mercado.

Em termos homólogos, o fim do negócio com Ye (novo nome de West) pesou 400 milhões de euros nas contas, com grande foco na América do Norte, Grande China e região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Ainda com prejuízo, este é um número melhor do que a perde de 700 milhões esperada pela marca.

É importante relembrar que no trimestre homólogo (janeiro a março de 2022), a Adidas tinha apresentado um lucro de 437 milhões de euros, agora encolhido ao máximo mas ainda no ‘verde’. Por sua vez, e por causa do fim desta parceria e também com a de Beyoncé, a margem de lucro caiu 1,1% nos primeiros três meses do ano.

“Estamos muito satisfeitos em ver as nossas categorias de performance a desenvolverem-se bem e a crescer com força. A perda no estilo de vida [devido à inflação] e a perda dos Yeezy estão obviamente a prejudicar-nos. Mas também temos desenvolvimentos positivos”, indica o CEO, Bjørn Gulden, em comunicado.

A Adidas conseguiu aumentar o volume de vendas dos ténis Samba, Gazelle e Campus, alguns dos mais vendidos do mercado, enquanto os “lançamentos em parceria com Bad Bunny, Ronnie Fieg/Kith e a Gucci tiveram um ótimo desempenho”. Outro destaque vai para a “reação dos consumidores e retalhistas ao lançamento de Fear of God em abril, que foi incrível”.

As vendas aumentaram 9% em todo o mundo, com exclusão dos Yeezy, tendo-se verificado um crescimento de dois dígitos na América Latina a na Ásia-Pacífico e uma ligeira subida na EMEA. “Isto foi melhor que o esperado e faz-nos ficar otimistas para o resto do ano”, sustentou Gulden.

As vendas fixaram-se em 5.274 milhões de euros, uma quebra ligeira dos 5.302 milhões de euros do trimestre homólogo.

Subida em flecha na bolsa

A Adidas está a subir 8,20% em Frankfurt, pelas 10 horas, depois da apresentação dos resultados trimestrais.

Ainda que as vendas e a margem de lucro tenha caído, os investidores ficaram satisfeitos com os 60 milhões de euros em lucros apresentados pela marca alemã.

Atualmente, as ações da empresa estão a negociar nos 169,20 euros.

Quando a Adidas divulgou as contas, a alemã subiu 6%, mantendo agora uma rota ascendente.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.