[weglot_switcher]

Administração norte-americana pede 7.850 milhões de dólares ao Congresso para afetados pelo furacão Harvey

Donald Trump regressa hoje ao estado do Texas, enquanto presidente dos EUA, para visitar as zonas mais afetadas.
2 Setembro 2017, 10h26

A Administração Trump solicitou ao Congresso, na sexta-feira, que aprovasse um pacote de 7.850 milhões de dólares (6.617 milhões de euros) para as vítimas da tempestade Harvey. Segundo relata a Lusa, o pedido foi feito através de uma carta redigida por Mick Mulvaney, diretor do Orçamento da Casa Branca, dirigida ao presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan.

Do valor total solicitado, 7.400 milhões de dólares (6.238 milhões de euros) são para um fundo da Agência Federal de gestão de Emergências, enquanto que os restantes 450 milhões de dólares (379,3 milhões de euros) são para financiar empréstimos para a Administração de Pequenas Empresas.

Mick Mulvaney afirmou, em comunicado, que o pedido feito ao Congresso constitui “um pagamento inicial do compromisso do Presidente de ajudar os estados afetados a recuperarem dos efeitos da tempestade”, referindo a possibilidade de existirem novos pedidos futuramente.

Só para o Texas serão necessários perto de 125 milhões de dólares (105.379 milhões de euros), após a enorme devastação provocada pela tempestade, indicou o governador do estado do sul dos EUA, Greg Abbott.

O mais recente balanço oficial, segundo a agência de notícias, indica que o Harvey, que surgiu, no passado fim-de-semana, como furacão de categoria 4 numa escala de 5, se tornou numa tempestade tropical dias depois e, por fim, numa depressão, na quarta-feira, originou a morte de 46 pessoas. Foi considerado o furacão mais forte nos EUA desde o Katrina, que atingiu o país em 2005, provocando 1.800 mortos.

O presidente norte-americano regressa hoje ao estado do Texas para visitar as zonas mais afetadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.