[weglot_switcher]

Administrações públicas com financiamento de 2,7 mil milhões de euros até julho

O financiamento de 2,7 mil milhões contrasta com os -6,3 mil milhões de euros registados em igual período de 2023, sendo que o financiamento através de emissões líquidas de títulos correspondeu a 7,8 mil milhões de euros.
20 Setembro 2024, 11h43

As administrações públicas nacionais registaram um financiamento de 2,7 mil milhões de euros até julho deste ano, um valor que contrasta com o financiamento concedido em igual período do ano passado, mas que constitui o valor mais baixo para este indicador desde fevereiro.

O financiamento de 2,7 mil milhões contrasta com os -6,3 mil milhões de euros registados em igual período de 2023, ou seja, quando a administração pública agiu como financiadora líquida. Ainda assim, é uma diminuição considerável em relação aos 6 mil milhões de euros registados no mês anterior.

Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), “o exterior financiou as administrações públicas em 5,7 mil milhões de euros, maioritariamente através de títulos de dívida”, isto apesar de o valor reportado para financiamento pelo ‘resto do mundo’ seja o mais baixo este ano.

“Em contrapartida, as administrações públicas financiaram os bancos em 2,7 mil milhões de euros, principalmente pelo aumento de depósitos”, detalha a nota do BdP.

“Uma análise por instrumento mostra que o financiamento através de emissões líquidas de títulos correspondeu a 7,8 mil milhões de euros”, continua o banco central, acrescentando que “o financiamento por intermédio de empréstimos deduzidos de depósitos totalizou -5,1 mil milhões de euros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.