Adriano Moreira completa 100 anos esta terça-feira, 6 de setembro, e a ocasião será celebrada com uma homenagem que irá decorrer no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. As comemoração irão juntar na mesma sala o atual e um ex-líder do CDS, como noticiou o NOVO Semanário, partido que Moreira liderou de 1986 a 1988 e, mais tarde, interinamente entre 1991 e 1992.
A completar 100 anos, Adriano Moreira torna-se o político português do período democrático com a maior longevidade.
A cerimónia deverá contar com intervenções da atual ministra da Defesa, Helena Carreiras, e também do atual presidente do CDS, Nuno Melo. Além destes, deverão falar Luís Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos Advogados, entre outras figuras do espetro académico e militar.
O ex-ministro do Ultramar, durante o Estado Novo, foi condecorado pelo Presidente da República em junho passado com a Grã-Cruz da Ordem de Camões. Adriano Moreira chegou a pertencer ao Conselho de Estado, quando foi indicado pelo CDS-PP e teve um percurso dividido entre os dois regimes que marcaram a História contemporânea do país.
No mundo académico, foi professor universitário com uma forte ligação ao atual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), que dirigiu e reformou no período pré-25 de abril. No currículo, soma também mandatos como deputado, entre 1980 e 1995, tendo chegado também a ser vice-presidente da Assembleia da República.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com