Advogado do Wikileaks ao JE: “É escandaloso Rui Pinto estar preso”

“Não cometeu nenhuma violência, nenhuma pessoa foi atingida na sua dignidade. A partir daí não há nenhuma razão para estar na prisão”, disse sobre o alegado hacker português o advogado que faz parte da equipa legal do delator Julian Assange.

6 November 2019; Juan Branco, Legal Adviser to Julian Assange, Wikileaks, on Centre Stage during day two of Web Summit 2019 at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. Photo by Vaughn Ridley/Web Summit via Sportsfile

O advogado do fundador do site de delação Wikileaks deixou fortes críticas à forma como a justiça portuguesa está a tratar o alegado hacker Rui Pinto, que atualmente se encontra em prisão preventiva.

Juan Branco faz parte da equipa legal que tenta evitar a extradição do fundador do Wikileaks do Reino Unido para os Estados Unidos. Julian Assange encontra-se atualmente preso e aguarda uma decisão da justiça britânica, correndo o risco de passar 175 anos na prisão nos EUA por revelar documentos confidenciais relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão através da plataforma Wikileaks.

“É um escândalo estar preso. Ele só revelou documentos verdadeiros que permite compreender melhor um dos sistemas mais corruptos, que é o futebol”, disse o advogado em entrevista ao Jornal Económico esta quarta-feira na Web Summit.

“Podia-se discutir esta questão num processo cível, mas estar em prisão é escandaloso. Não cometeu nenhuma violência, nenhuma pessoa foi atingida na sua dignidade. A partir daí não há nenhuma razão para estar na prisão”, afirmou Juan Branco, advogado sediado em França.

“Os jornalistas falam todos os dias com pessoas como o Rui Pinto, é assim que conseguem revelar segredos, através da coragem de pessoas como ele. Tomou um risco cego, para o público ter a capacidade de compreender coisas. Os jornalistas portugueses deviam sentir uma responsabilidade importante e mobilizar-se para protegerem-se a eles mesmos”, destacou durante a entrevista que decorreu em português, devido ao jurista ter ascendência portuguesa.

Sobre o confisco do diário do alegado hacker na prisão, Juan Branco considera que esta é uma “maneira de intimidar” e deixar Rui Pinto “sem nenhum espaço de liberdade”.

“É vergonhoso para Portugal. Há uma solidariedade internacional por ele e há pessoas no mundo inteiro a pensarem nele”, afirmou.

Ler mais
Relacionadas

Táxis voadores, Microsoft, Tony Blair e robô Sophia: como foi o terceiro dia da Web Summit

A robô Sophia voltou a marcar presença esta quarta-feira na Web Summit. O terceiro dia do maior evento tecnológico do mundo também ficou marcado pela presença do presidente da Microsoft e do antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

“A Inteligência Artificial pode ser uma espada como o mundo nunca viu”. Frases em destaque no terceiro dia da Web Summit

Populismo, os direitos dos robôs e a inteligência artificial. Recorde as frases que marcaram o terceiro dia na Web Summit.

De António Costa à robô Sophia. Veja as fotos mais marcantes do terceiro dia de Web Summit

O terceiro dia serviu para conhecer o segundo robot humanoíde, Phillip K. Dick, que pisou o palco com Sophia. Tony Blair voltou a abordar a situação em que o Reino Unido vive.

Nokia vai abrir centro de excelência em Portugal e criar mais de 100 postos de trabalho

A Nokia anunciou esta quarta-feira na Web Summit a abertura de um centro de excelência em Portugal e a criação de mais de 100 postos de trabalho. Com este anúncio, a Nokia engloba Portugal num “processo global de transformação das suas operações”.
Recomendadas

Javier Tebas: “Receitas televisivas? 42% do valor vem de fora de Espanha”

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, falou ao Jornal Económico sobre o processo de digitalização ao qual foi sujeita a La Liga. Este dirigente explicou ao JE como a La Liga se tornou um campeonato global com quase metade das receitas televisivas a virem de fora de Espanha.

Startups brasileiras apostam na transformação de lixo e combate ao desperdício de água

A transformação de lixo e materiais em biocombustível e o combate ao desperdício de água e foram algumas das soluções apresentadas pela BNPetro e Piipee, que marcaram presença na cimeira tecnológica Web Summit, que se realizou na semana passada, em Lisboa.

Paddy Cosgrave: “Estamos a analisar a possibilidade de criar um evento em África”

A quarta edição da Web Summit em Lisboa superou a anterior, mas o seu fundador vai rever algumas coisas no início de 2020 e admite que a sua equipa já está a estudar um novo evento internacional.
Comentários