[weglot_switcher]

AEP apresenta projeto Novo Rumo a Norte – Rumo à Sustentabilidade

A principal intenção do plano é fortalecer as micro e PME da região Norte. Com um orçamento global de mais de 924 mil euros, irá abranger 500 MPME da região.
30 Outubro 2025, 11h47

Associação Empresarial de Portugal (AEP) irá apresentar no próximo dia 5 de novembro o projeto ‘Novo Rumo a Norte – Rumo à Sustentabilidade’, uma iniciativa que visa impulsionar o crescimento sustentável das micro, pequenas e médias empresas (MPME) da região Norte, “reforçando a sua competitividade e capacidade de adaptação aos desafios da sustentabilidade e da transição verde e digital”.

Segundo a organização, “assente na continuidade do trabalho desenvolvido em prol das MPME do Norte, este projeto pretende mitigar as lacunas existentes na cadeia de valor e fortalecer o ecossistema empresarial regional, promovendo a adoção de boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance) como fator de diferenciação e sucesso a longo prazo”.

“Antecipando as exigências que cada vez mais se colocam às MPME, o projeto aposta em ações de sensibilização, capacitação e disseminação de boas praticas e dos resultados do Projeto, ajudando as empresas a interpretar e construir instrumentos capazes de responderem às novas exigências regulatórias e de mercado. O desafio da sustentabilidade – ambiente, social e governance – é tratado não apenas como um imperativo, mas também como uma estratégia de inovação, criação de valor e competitividade”, adianta, citado em comunicado, o presidente do conselho de administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

O ‘Novo Rumo a Norte – Rumo à Sustentabilidade’ “surge também como resposta à necessidade de partilha de informação, da capacitação e da construção de instrumentos adequados para todas as empresas, independentemente da sua localização geográfica na Região Norte, para contribuir para corrigir as desigualdades regionais evidenciadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam a necessidade de reforçar a coesão económica e social na região Norte, especialmente nas NUTS III. O projeto, acima de tudo, consuma a igualdade de oportunidades para todos os atores económicos e sociais de cada NUT III e encontra-se alinhado com a Estratégia de Especialização Inteligente S3 NORTE 2027”.

Liderado pela AEP, o projeto conta com a experiência e know-how adquiridos em iniciativas anteriores do ‘Novo Rumo a Norte’, que versaram a cooperação, o empreendedorismo, a inovação e o crescimento, “e aposta em ferramentas de diagnóstico, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas, fomentando a cooperação entre empresas, entidades e parceiros regionais”.

Por meio das diversas ações a realizar, o projeto gerará, acreditam os seus autores, “impacto positivo e duradouro na performance das MPME, promovendo a partilha de recursos, a colaboração e o reforço da competitividade sustentável, contribuindo assim para o desenvolvimento económico equilibrado da região Norte”.

Com um orçamento global de 924.627,28 euros, cofinanciado e uma duração prevista até ao segundo trimestre de 2027, o projeto irá abranger 500 MPME da região Norte, proporcionando-lhes ferramentas, conhecimento e capacitação em áreas estratégicas da sustentabilidade empresarial.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.