PremiumRoger Tamraz: Dos milionários ‘pipelines’ no Médio Oriente ao interesse pelo banco de Isabel dos Santos

Gravitou em negócios da mais alta geopolítica, rodeado por chefes de Estado do Médio Oriente e de antigas repúblicas soviéticas, e fez parcerias com Onassis no Panamá. Agora gere investimentos a partir do Dubai, com russos, chineses e africanos. Aos 80 anos pretende comprar o Eurobic.

Não fosse ter manifestado interesse em comprar o banco Eurobic – controlado em 42,5% pela empresária angolana Isabel dos Santos, embora sob arresto – e muito provavelmente a generalidade dos portugueses não relacionaria o nome de Roger Tamraz, empresário de ascendência assíria (do Líbano), ao seu mediático passado. Quem tiver acesso a uma base de dados histórica, e conseguir recuar 32 anos, poderá constatar que em 1988 quase todos os jornais do Médio Oriente consagraram muitas notícias a Tamraz, o que seria inevitável para quem, como ele, esteve na corrida eleitoral ao cargo de presidente do Líbano.

Aproveitando a experiência que ganhou enquanto apoiou as negociações de paz entre o presidente egípcio Anwar Sadat e Israel – e também entre a Jordânia e Israel –, Tamraz admitiu em 1988 que chegara a sua vez de avançar com uma candidatura à presidência do Líbano para tentar igualmente um acordo de paz com Israel e pôr termo aos conflitos armados no seu país, que antes desses confrontos era considerada a Suíça do Médio Oriente. No entanto, um longo atraso no calendário eleitoral desmotivou-o de avançar com esse projeto político.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

EDP conclui venda à Total de duas centrais a gás e carteira comercial em Espanha

A EDP concluiu esta terça-feira a venda de um portefólio de ativos térmicos e clientes de comercialização de energia em Espanha à Total por um enterprise value de 480 milhões de euros.
Debenhams

Mais de dois séculos depois, retalhista britânica Debenhams fecha atividade

A cadeia retalhista britânica Debenhams vai encerrar todas as lojas no Reino Unido depois de 242 anos de atividade porque não se encontrou um comprador, pondo em risco 12 mil postos de trabalho.

Visitas ao site do JE disparam em novembro, com subida de 33% para 5,8 milhões

O número de utilizadores do site do Jornal Económico aumentou 30% em novembro, face a outubro, para um total de 2,7 milhões. Acessos móveis representaram 79% do total. Plataforma multimédia JE TV tem cada vez mais telespectadores. Obrigado pela sua preferência!
Comentários