A afluência às urnas às 16h00 estava em 48,28% de acordo com os dados que constam na plataforma do Ministério da Administração Interna.
Até às 12h00 a afluência aos locais de voto estava em 25,56%.
As mesas de voto encerram às 19h00 em todo o território continental, enquanto que nos Açores, que tem uma hora de atraso, encerra às 20h00.
Este domingo Portugal vai a votos para escolher a composição da Assembleia Legislativa da República, que será constituída por 230 deputados.
Estas eleições antecipadas resultam da queda do executivo constituído por PSD e CDS-PP, liderado por Luís Montenegro, que resultou das eleições legislativas disputadas a 10 de março de 2024.
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro são chamados a votar. A eleição dos 230 deputados resultam de 22 círculos eleitorais. Ao ato eleitoral concorrem 21 partidos/coligações.
Conforme os dados atualizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) para estas eleições, há em Lisboa 1.913.096 eleitores que elegem um total de 48 deputados. Com mais de um milhão e meio de eleitores, o círculo do Porto, o segundo mais decisivo, elege 40 parlamentares.
Braga e Setúbal elegem ambos 19 deputados, Aveiro 16 e Leiria 10. Os restantes distritos não chegam a eleger uma dezena de parlamentares: Coimbra, Faro e Santarém votam para escolher nove deputados cada.
Em Viseu, há oito lugares para representar o distrito no Parlamento, a Madeira e Açores elegem seis e cinco deputados, respetivamente. Viana do Castelo e Vila Real votam para escolher cinco deputados cada, Castelo Branco quatro, Beja, Bragança, Évora e Guarda três, cada um.
A eleger o menor número de deputados, dois, estão o círculo de Portalegre, assim como os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com