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AforroNet: clientes continuam sem acesso às contas

Acumulam-se as reclamações no Portal da Queixa, com o site suspenso há várias semanas e sem data para reentrar em funcionamento. A falha está associada a um ‘bug’.
5 Setembro 2024, 10h47

O Portal da Queixa está a receber inúmeras reclamações relacionadas com a plataforma AforroNet. O site está inoperacional há várias semanas e vai continuar suspenso, sem data para voltar a funcionar, segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). Os problemas começaram quando a agência pediu aos clientes a alteração de passwords de acesso às contas, ação que justificou com a melhoria da segurança do serviço. Mais de 45% das reclamações registadas reportam a dificuldade de acesso e há relatos de contas de aforro que ficaram bloqueadas – o que transmitiu uma perceção de insegurança face aos investimentos realizados e cujo risco é totalmente coberto pelo Estado.

A plataforma AforroNet está inoperacional há várias semanas, o que está a gerar uma onda de indignação entre os clientes que não conseguem aceder ao site, nem às contas de aforro. O serviço online está suspenso e não tem data para regressar ao funcionamento normal, avançou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) no seu site oficial.

Desde o início de agosto – altura em que a IGCP enviou uma comunicação aos clientes a solicitar a alteração de password para acesso ao AforroNet – que o Portal da Queixa detetou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao instituto, sobretudo sobre as dificuldades de acesso à plataforma e na mudança de password, motivo que soma 45,5% das reclamações, segundo o Portal da Queixa.

Recorde-se que este serviço AforroNet serve para os utilizadores consultarem os seus Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, assim como para fazer pedidos de subscrição e de resgate de certificados.

Na plataforma, lê-se a seguinte justificação: “Estamos a melhorar as condições de segurança do serviço AforroNet. Esperamos ser breves. Todos os serviços associados às contas de aforro estão assegurados através da rede dos CTT. As nossas desculpas pelo inconveniente causado.”

A iniciativa da alteração do método de acesso partiu da CpC – Cidadãos pela Cibersegurança, que considera que a crescente popularidade dos Certificados de Aforro pode atrair a atenção do cibercrime para a plataforma AforroNet. Neste sentido, a AGCP quis melhorar o sistema de autenticação do AforroNet, solicitando a alteração para uma password mais complexa. As novas senhas deveriam ter entre oito a 12 caracteres, obedecendo a requisitos específicos; no entanto, a utilização de certos caracteres parece estar a resultar no bloqueio imediato da conta. A situação foi agravada pelo facto de a plataforma permitir apenas uma alteração por dia.

De referir que, em relação à performance da entidade na resposta e resolução das reclamações dirigidas pelos consumidores, o IGCP possui o 6º melhor Índice de Satisfação na sua categoria (Administração Pública), com 54 pontos em 100.

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