[weglot_switcher]

Agência Europeia do Medicamento inicia avaliação da vacina russa

Esta vacina contra a Covid-19 foi desenvolvido pelo Gamaleya, o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia da Rússia.
  • Karoly Arvai/Reuters
4 Março 2021, 10h12

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que arrancou com a avaliação da vacina russa, a Sputnik V (Gam-COVID-Vac).

“A EMA iniciou a revisão da Sputnik V”, disse a agência esta quinta-feira, 4 de março.

Esta vacina foi desenvolvido pelo Gamaleya, o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia da Rússia.

Mas por a vacina ser desenvolvida por um país externo à União Europeia, a aplicação foi submetida pela empresa R-Pharm Germany GmbH, sediada na Alemanha.

Na União Europeia, a Hungria já avançou para a compra da vacina, de forma unilateral do bloco comunitário.

A decisão de iniciar a avaliação baseia-se nos resultados de “estudos laboratoriais e estudos clínicos em adultos. Estes estudos indicam que a Sputnik desencadeia a produção de anticorpos e células imunitárias que atacam o SARS-CoV-2 coronavírus e que podem ajudar a proteger contra a Covid-19”.

A Agência Europeia do Medicamente diz que vai “avaliar os dados à medida que ficam disponíveis para decidir se os benefícios compensam os riscos. A revisão rolante vai continuar até estar disponível evidência suficiente para a candidatura à autorização de venda”.

A EMA garante que vai analisar se a Sputnik V cumpre com os critérios da União Europeia para “eficácia, segurança e qualidade. Apesar de a EMA não conseguir prever o calendário, não deverá demorar mais do que o normal para avaliar uma eventual aplicação devido ao trabalho feito durante a avaliação”.

A agência diz que vai comunicar quando a candidatura à vacina tiver sido submetida.

A 18 de fevereiro, a Comissão Europeia considerou que Vladimir Putin deve explicar porque é que está se está a oferecer para vender milhões de doses da sua vacina a países europeus, numa altura em que a maioria da sua população não foi vacinada.

“Devo dizer que nos questionamos porque é que a Rússia está a oferecer teoricamente milhões e milhões de doses enquanto não está a progredir suficientemente na vacinação dos seus cidadãos”, disse a presidente da Comissão Europeia na quarta-feira, 17 de fevereiro. “Esta é uma pergunta que deve ser respondida”, afirmou, citada pelo Politico.

A Hungria foi o primeiro país membro da União Europeia a aprovar a vacina russa Sputnik V. Budapeste já comprou dois milhões de doses para vacinar um milhão de pessoas e a vacinação com a Sputnik arrancou a 12 de fevereiro.

Ursula von der Leyen avisou que, para ver a sua vacina aprovada, a Rússia teria de permitir inspeções nos seus locais de produção e submeter todos os dados disponíveis sobre a Sputnik V para serem avaliados para as autoridades europeias.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bruxelas-pergunta-a-putin-porque-razao-quer-vender-a-sua-vacina-para-o-estrangeiro-antes-de-vacinar-todos-os-russos-702711

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.