O instituto francês de estatísticas apresenta, às 7h45 horas, o produto interno bruto no terceiro trimestre. Espera-se uma variação de 0,2%.
A partir das 10h00 horas decorre a votação final global do Orçamento do Estado para 2017, no parlamento. O OE17, apresentado pelo governo de António Costa, deverá ser aprovado com os votos do PS, Bloco de Esquerda, PCP/PEV e PAN.
Às 10h45 horas, o tesouro italiano promove um leilão de dívida, com maturidades, a cinco e dez anos. Os investidores estarão muito atentos à taxa de juro, devido à proximidade do referendo constitucional em Itália, e á recente subida das ‘yields’ da dívida italiana.
O INE divulga às 11h00 horas, os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores de novembro. Serão também divulgados, pelo Eurostat, dados semelhantes em relação à Zona Euro.
Às 13h00 horas é divulgado, na Alemanha, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) alemão para novembro. Os analistas antecipam uma variação de 0,1% face ao mês anterior, e uma variação de 0,8% face ao período homólogo.
Às 13h30 horas, o ‘Bureau of Economic Analysis’ divulga a segunda estimativa do PIB para o terceiro trimestre nos Estados Unidos. Os analistas antecipam um crescimento de 3,0%, uma décima acima da primeira estimativa.
Às 15h00 horas, o ‘conference board’, apresenta a confiança dos consumidores nos EUA, em novembro. Os analistas antecipam um aumento de 98,6 para 101,2.
A subida das ‘yields’ das obrigações soberanas, a apreciação do dólar face às outras moedas, e a eventual subida da taxa de juro, por parte da FED, em dezembro, poderão ser alguns dos temas abordados por Dudley e Powell, ambos membros da FOMC.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com