[weglot_switcher]

Agentes de futebolistas encaixaram 658 milhões de euros no último verão

A subida dos valores envolvidos nas transferências permitiu que os agentes retirassem quantias elevadíssimas, correspondentes a 9,5% do total transacionado.
20 Outubro 2023, 16h47

O papel dos agentes nas transferências de atletas entre clubes de futebol atingiu no último verão dimensões nunca antes registadas. Prova disso é que as comissões que estes profissionais receberam atingiram os 658 milhões de euros só no mais recente mercado de transferências.

De acordo com os dados do portal “SafeBettingSites”, trata-se do valor mais elevado de sempre, que corresponde a um aumento de 41% face aos números registados no mesmo período do ano passado (quando se atingiram 467,1 milhões de euros). De resto, o recorde datava de 2019 (506,5 milhões), coincidente com o último verão anterior à pandemia.

Outro recorde foi atingido no valor acumulado de todas as transferências efetuadas no verão, à escala global. Foi investido pela totalidade dos clubes um valor na ordem de 6,9 mil milhões de euros, que bateu por larga margem o anterior registo mais alto, na ordem de 5,47 milhões de euros, também este alcançado em 2019.

O aumento das receitas dos agentes está relacionado, logicamente, com a subida dos valores envolvidos de transferências, depois de um verão em que a Arábia Saudita surgiu, pela primeira vez na história, como um dos grandes players no mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.