[weglot_switcher]

AICEP apoia missão da indústria da defesa à Turquia

A indústria de defesa da Turquia tem sido alvo de grandes investimentos ao longo dos últimos anos. As exportações de material de guerra turco já representam mais de 12 mil milhões de dólares,
24 Fevereiro 2025, 11h09

A idD Portugal Defence está a organizar uma Missão Empresarial à Turquia, com o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara e da AICEP, na qual participam mais de uma dezena de empresas portuguesas. “O objetivo desta missão é promover o relacionamento entre as indústrias de defesa portuguesa e turca, em particular das empresas que integram a SSB (Secretariat of Defence Industries), e potenciar o desenvolvimento de novos negócios e novos mercados”, refere a entidade organizadora em comunicado.

A indústria de defesa turca é uma das mais importantes daquele país e tem sido alvo de poderosos investimentos nos anos mais recentes – o que a colocou numa posição de relevo em termos mundiais. Só em 2024, a SSB esteve envolvida em mais de mil projetos de defesa – que contrastam com os apenas 62 projetos realizados em 2002. Os indicadores relativos ao desempenho de indústria de defesa (em 2023) referem que “o volume de exportação dos setores de defesa e aeroespacial, que era de apenas 248 milhões de dólares em 2002, cresceu mais de 22 vezes em 2023 e atingiu 5,545 mil milhões”. “No final de 2022, o volume de negócios total do setor de defesa e aeroespacial, que inclui todas as vendas de defesa e aeroespacial das nossas empresas de defesa e mostra o tamanho do setor, atingiu 12,196 mil milhões de dólares”, refere a própria SSB.

A recente assinatura do contrato para a construção de dois navios reabastecedores para a Marinha Portuguesa, adjudicado à turca STM Defence International, que representa a primeira exportação de um navio desta natureza para um aliado NATO, “evidencia oportunidades de colaboração em diversos domínios da defesa entre ambos os países”, refere ainda o comunicado.

Durante a missão, serão organizadas mais de uma centena de reuniões B2B e visitas a quatro das principais empresas da indústria de defesa turca, que operam nas áreas de eletrónica militar, veículos blindados, plataformas navais, veículos não-tripulados e sistemas de comando e controlo.

A missão decorre entre os dias 25 e 28 de fevereiro e vai contar com a participação de empresas portuguesas que operam em áreas como o desenvolvimento de sistemas, engenharia, eletrónica, materiais compósitos e metálicos, comunicações, simulação, digital twins, moldes e veículos não tripulados, diz a organização.

A idD Portugal Defence é uma empresa pública que tem como missão promover o desenvolvimento de uma indústria nacional competitiva, tecnologicamente desenvolvida e com recursos qualificados para apoiar as Forças Armadas portuguesas no desempenho das suas missões. Por seu lado, a SSB (Secretariat of Defence Industries) é uma entidade pública que reporta à Presidência da República da Turquia. Tem a responsabilidade pelas aquisições para as forças de defesa e segurança turcas e é acionista de algumas das principais empresas da indústria de defesa da Turquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.