[weglot_switcher]

AICEP congratula-se com o anúncio da Microsoft de investir 10 mil milhões em Sines

No âmbito da WebSummit, o Presidente da Microsoft, Brad Smith, referiu que um dos maiores investimentos que a tecnológica está a fazer este ano na Europa é em Portugal.
epa12518152 Microsoft President Brad Smith attends the conference “Extraordinary times” of the Web Summit Lisbon 2025, in Lisbon, Portugal, 11 November 2025. Web Summit 2025 is considered the largest technology conference in the world. EPA/ANTONIO PEDRO SANTOS
12 Novembro 2025, 09h58

A AICEP congratula-se com o anúncio da Microsoft de investir 10 mil milhões de dólares no Sines Data Campus, em parceria com a Start Campus e a Nscale.

No âmbito da WebSummit, o Presidente da Microsoft, Brad Smith, referiu que um dos maiores investimentos que a tecnológica está a fazer este ano na Europa é em Portugal. “Este é um dos maiores investimentos em capacidade computacional de IA na Europa”, disse Smith.

A parceria anunciada em outubro e, agora, a divulgação pela Microsoft do investimento total em Sines, constituem a confirmação da confiança no projeto, na Start Campus e em Portugal, revela a entidade tutelada pelo Ministério da Economia.

O projeto Sines Data Center da Start Campus, classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) e acompanhado pela AICEP, representa um dos maiores investimentos em infraestruturas tecnológicas alguma vez realizado em Portugal, e tem vindo a desenvolver-se desde 2021, reforçando a posição do nosso país como hub digital europeu e destino de referência para infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) e cloud em larga escala na Europa, refere a agência liderada por Madalena Oliveira e Silva.

O novo investimento de 10 mil milhões de dólares, anunciado pelo Presidente da Microsoft, e que acresce ao investimento da Start Campus em Portugal, marca a próxima fase de desenvolvimento do Campus de Sines e junta-se ao anúncio de outubro, referente à parceria com a britânica Nscale para instalar 12.600 processadores de última geração da Nvidia no primeiro edifício do Campus, sublinha a AICEP.

“A infraestrutura irá suportar cargas de trabalho avançadas de IA em vários setores e está alinhada com o Compromisso Digital para a Europa da Microsoft, que prevê duplicar a capacidade dos data centers em 16 países europeus até 2027″, segundo revelou esta semana a empresa norte-americana.

O Ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, por sua vez, defende que “este é um investimento transformador que confirma a confiança das maiores tecnológicas mundiais em Portugal e no seu ecossistema digital e de talento. É um passo decisivo na consolidação do país como plataforma tecnológica e de inovação na Europa, em linha com a estratégia nacional de transição digital e energética.”

A Presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, destaca que “o projeto da Microsoft em Sines traduz o resultado de um trabalho conjunto entre o Estado português, representado pela AICEP, e o setor privado para atrair estrangeiro de elevado valor acrescentado. Este investimento representa também a confirmação de Portugal como um hub estratégico de IA para toda a União Europeia, criando o impulso necessário para que esta indústria se estabeleça no nosso país”.

 

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.