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Ainda sobre os pagamentos em férias – O que fazer se perder ou lhe roubarem a carteira?

Será aconselhável levar consigo um contacto telefónico do emitente, o número do cartão de crédito, a data de emissão e de validade, mas guarde-o em local seguro e separado do cartão (consulte o sítio do Banco de Portugal ou do Banco).
10 Junho 2025, 07h45

Para quem está de férias pode ser muito angustiante perder os documentos, para além do transtorno e riscos que envolve.

Será aconselhável levar consigo um contacto telefónico do emitente, o número do cartão de crédito, a data de emissão e de validade, mas guarde-o em local seguro e separado do cartão (consulte o sítio do Banco de Portugal ou do Banco).

Caso fique sem o seu cartão de crédito, seja por furto, perda ou extravio, deverá agir de imediato e com a máxima urgência:

  • Cancele logo que possível o cartão na aplicação ou homebanking ou telefone para a entidade emissora (o banco, em regra);
  • Pode ainda contactar a Unicre (T: 21 315 98 56) ou a SIBS, Sociedade Interbancária de Serviços (T: 808 201 251 ou 217 918 780);
  • Reporte imediatamente o sucedido ao emitente do cartão, através do apoio ao cliente;
  • Confira e monitorize eventuais transações não solicitadas;
  • Avise as autoridades competentes e peça prova da participação.

Feita a notificação ao emitente do cartão, não poderá vir a ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados.

Mas se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes de o ter notificado, em princípio, terá de pagar um máximo de 50 euros, exceto se agiu de forma fraudulenta, com dolo, foi negligente ou se incumpriu deliberadamente com as suas obrigações.

Pode ainda preventivamente avisar o banco se vai viajar e pedir que seja alertado ou que a conta seja bloqueada perante transação suspeita ou de montante muito elevado.

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